Educação encerra ciclo de palestras de ESCOLA DE PAIS deste ano

A Secretaria Municipal da Educação realizou na semana passada, as quatro palestras finais da edição 2019 do Projeto “Escola de Pais”. O Projeto Escola de Pais tem como propósito ofertar espaço de reflexão e de compartilhamento de ideias para educar crianças e adolescentes, pensando a família como primeiro espaço de formação para a vida em sociedade e responsável pela iniciação ao convívio social. Uma relação responsável precisa estar pautada em princípios e valores que conduzam a formação de cidadãos para uma vida mais humana.

A Escola de Pais é um movimento entre os Centros Municipais de Educação Infantil, as Escolas e a comunidade escolar, com a participação efetiva da Secretaria Municipal de Educação. O primeiro momento deste ano   aconteceu na noite de 22 de abril, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, com a tema: “Aprendizagem: Fundamental na Constituição do Sujeito”, tendo como mediadora da conversa a Fonoaudióloga, Andréa Weffort de Lellis Schiavetto. 

No dia 30/07/2019 ocorreu mais uma ação, a “Roda de conversa – sobre Altas Habilidades e Superdotação”, momento mediado pela professora Psicopedagoga Léia Angélica Rippel que trabalha como professora do Atendimento Educacional Especializado, na Escola Municipal Shirley Maria Lorandi Saurin, escola esta, que desde o início de 2019 está ofertando 20 horas semanais de trabalho para o atendimento em contraturno de alunos avaliados ou com comportamento característico de AH/S.

Nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no período noturno ocorreram momentos outros de conversa com os pais e responsáveis dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Dia 13/08 ocorreu à palestra intitulada Promoção e Prevenção da Saúde Mental na Infância mediada pela Psicóloga Maria das Graças Bittencourt.

No dia 14  às famílias tiveram a oportunidade de ouvir e conversar com o profissional Fagner Malmann, que tratou sobre o Desenvolvimento e Estimulação da Fala e por fim, na última noite, duas palestras ocorreram simultaneamente. Os profissionais do CAPS I auxiliaram nas atividades.  O tema: Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade ficou sob a responsabilidade da profissional Zaira Maria Fernandes, e o tema: TEA e TOD com os profissionais Dr Sandro Okano (Psiquiatra) e Patrícia Hoffmam (Terapeuta Ocupacional).

A Secretária da Educação de Toledo, Edna Heloisa Schaeffer Amaral avaliou os momentos deste ano como positivos “A participação dos pais e familiares, infelizmente foi tímida, mas aqueles que tiveram oportunidade de participar saíram felizes com a possibilidade de trocar ideias entre si e com os profissionais, e perceberam que as dúvidas são nossas e não individuais. Estes momentos de conversa e troca de ideias são extremamente importantes, principalmente porque como o próprio projeto preceitua não se ensina ninguém a ser pai e mãe, mas se aprende a ser, sendo.” A secretária da Educação mencionou que o Programa será reavaliado para o ano que vem “talvez o formato mude. O que certamente continuará é a necessidade de reunir os pais e conversar sobre ser e estar pai e mãe”.

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