Novo sistema de notificação diminuirá consumo de papel e agilizará os processos

As empresas de Toledo contam agora com uma plataforma eletrônica para recebimento das notificações enviadas pela municipalidade

Mais de 200 resmas de papel sulfite. Essa é a estimativa inicial que o Departamento de Receita da Prefeitura de Toledo pretende economizar no primeiro ano de implantação do Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC). A Lei Nº 2.295/19 prevendo a implantação do sistema foi publicada no final do mês de junho. 

A legislação institui o DEC para facilitar a comunicação eletrônica entre o Município e o sujeito passivo. A partir da implantação do DEC as empresas de Toledo passam a contar com uma plataforma eletrônica para recebimento das notificações enviadas pela municipalidade.

“Essa ferramenta será utilizada para encaminhar notificações, atos administrativos e expedir avisos em geral. O recebimento da comunicação eletrônica pelo sujeito passivo dar-se-á após seu credenciamento no DEC”, explica o Diretor de Receita, Jaldir Anholeto 

A Lei define “Sujeito Passivo” como “o sujeito eleito pela legislação para o cumprimento da obrigação, podendo ser o próprio contribuinte ou terceiro responsável pelo cumprimento da obrigação tributária”. Segundo Anholeto, a plataforma provavelmente será muito utilizada pelos contadores responsáveis pela vida fiscal das empresas. 

“Um dos princípios foi a otimização e a celeridade que teremos com a agilidade dos processos de notificação do contribuinte com a eliminação de papel. Por enquanto é uma ferramenta só de ‘ida’, apenas o município pode enviar informações para o contribuinte. Mas a intenção é que futuramente eles possam impetrar as defesas prévias contestando aqueles valores pela própria plataforma do DEC”, anunciou Jaldir. 

Economia

O Diretor de Receita relatou o empenho da equipe e sobre o quanto o procedimento atual envolve consumo de folhas de sulfite, impressões, envelopes, demanda com deslocamento, taxas de correio, além do tempo envolvido em cada processo. 

“Hoje para eu notificar 300 empresas eu tenho que imprimir 300 folhas de notificação. Muitas vezes essas notificações são de empresas atendidas pelo mesmo contador. Então, com a plataforma eletrônica conseguimos facilitar pra todo mundo, além de reduzir os custos e o tempo, pois assim que cada documento for gerado e disponibilizado o contador já poderá acessar lá no escritório dele”, exemplificou. 

Praticidade

Para aderir ao DEC basta preencher o cadastro disponível neste link, o usuário receberá um e-mail de confirmação, então irá cadastrar uma senha e enviar o pedido. Um técnico do município fará a conferência dos dados e liberará para uso. 

A mesma plataforma poderá ser utilizada futuramente para disponibilizar tributos municipais para pessoas físicas. 

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