Pré-vestibular de Toledo pode virar referência para todo o Estado

Jovem na Universidade|Coordenador Estadual Juventude

O projeto foi apresentado ao Coordenador de Políticas para Juventude do Estado do Paraná pelo Secretário Municipal da Juventude de Toledo

O Projeto Jovem na Universidade, que oferece 190 vagas de estudo para jovens de Toledo de até 29 anos que querem tentar uma vaga no ensino superior, pode virar uma política pública para jovens de todo o Estado. Se as intenções se confirmarem, o município, além de ser referência poderá ampliar o acesso dos estudantes com a criação de mais vagas e opções de dias da semana. 

Jovem na Universidade|Coordenador Estadual Juventude

Hoje o curso é oferecido na estrutura do Centro da Juventude do Jardim Europa / América nas segundas, terças e quartas-feiras, sempre no período noturno. Ele é um curso pré vestibular e também preparatório para o ENEM. São 160 vagas para alunos dos últimos anos do Ensino Médio (EM) da rede Pública de Ensino e outras 30 vagas para jovens que já terminaram o EM.

O projeto foi apresentado pelo Secretário Municipal da Juventude, Jairo Luíz Cerbarro, durante agenda com o Coordenador de Políticas para Juventude do Estado do Paraná, Luiz Guilherme Feltrin Gluck, no Palácio das Araucárias em Curitiba na última sexta-feira (06). Na ocasião, Jairo e o Diretor de Apoio a Juventude, Valtair Alves de Moura, demonstraram as condições da estrutura que a Prefeitura de Toledo possui para atender os jovens. 

“Nós estamos transformando vidas em Toledo. Temos recursos limitados e para avançarmos precisamos melhorar os investimentos para a juventude”, disse Jairo ao Coordenador do Estado, demonstrando como as ações podem ser potencializadas. 

“Foi muito bom conhecer o projeto Jovens na Universidade, bem como outros projetos que nos foram apresentados e que estão sendo desenvolvidos em Toledo. Percebemos que muitos deles podem servir de base para trazermos para o Estado e institucionalizarmos pela Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e ampliar para todo o Estado. São projetos muito bem geridos pela Prefeitura de Toledo, um exemplo de gestão. Já conheci através de fotos e estou programando uma visita técnica para conhecer in loco esse trabalho que é realizado”, anunciou Feltrin. 

Selo ODS

A viagem à Curitiba também envolveu a participação dos gestores em oficinas de capacitação durante o Congresso Estadual Sesi ODS, a apresentação do projeto na Mostra Dialogada e o recebimento do Selo ODS. A honraria foi recebida em virtude da excelente pontuação do projeto Jovem na Universidade e de outras ações que são realizadas e inscritas no Congresso. 

“Todos os conhecimentos adquiridos serão compartilhados com a equipe e com outros gestores. Foram oportunidades riquíssimas para levarmos o nome de Toledo para o Estado e também para encontrarmos alternativas e novas ideias que agreguem o trabalho realizado no sentido de construir políticas públicas para a juventude em nosso município”, destacou o Secretário de Juventude, Jairo Luiz Cerbarro.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.