O rateio entre as entidades é feito levando em consideração o número
crianças e adolescentes atendidos e carga horária de atendimento
Os contribuintes que desejam
destinar parte do imposto devido para o Fundo
Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes, que posteriormente rateia entre as entidades inscritas no CMDCA, tem até esta sexta-feira (27) para fazer a destinação.
Pessoas físicas podem destinar até 6% do Imposto de Renda devido e pessoas jurídicas
1%.
É muito simples, basta acessar o site da prefeitura (www.toledo.pr.gov.br) e clicar no link da Campanha Legal. Lá você seleciona se é empresa ou pessoa física, digita o CNPJ ou CPF, seleciona a opção “Campanha Pacto Pela Criança 2019” e emite o boleto com o valor que pretende destinar. Depois é só enviar o comprovante para o seu contador anexar na declaração do Imposto de Renda.
“Os boletos somente são registrados um dia útil após a sua emissão, logo, os deverão
ser emitidos até a data de amanhã para podermos proceder com o recebimento deles no dia 30/12 – segunda-feira! Peço ainda que quem puder realizar a emissão hoje, seria melhor”, orienta Josieli de Fátima Vieira Magnus, integrante do Conselho Municipal dos Direitos
da Criança e do Adolescente.
“A Campanha é Legal porque tá na lei, não sai do nosso bolso, e é empregado no atendimento
direto das nossas crianças e adolescentes e fiscalizado por uma comissão do município e CMDCA, é legal porque se você não tem o dinheiro agora, o Sicoob e a Uniprime avalizam você até receber a restituição”, reforça o presidente da Associação dos Contabilistas,
Ivo Destefeni.
Quanto destinar
Se a pessoa contribui com o Imposto de Renda, mas não sabe exatamente quanto pode destinar,
existem duas orientações: a primeira, procure seu contador, ele poderá lhe auxiliar e dizer exatamente quanto poderá destinar.
A segunda, faça a impressão do boleto com um valor que considere justo, mesmo que ultrapasse
a margem de restituição, assim poderá auxiliar diretamente as crianças e adolescentes de Toledo.
BENEFICIADAS
Cinco entidades assistenciais de Toledo foram beneficiadas com os recursos da Campanha Legal em 2019. Aquelas pessoas que destinaram parte do Imposto de Renda devido ao Leão para ações assistenciais contribuíram diretamente com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (APAE), com o Centro Social e Educacional Aldeia Betesda, Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi MAAS do Lions, Casa de Maria Assistência à Criança e Adolescente, e com a Ação Social São Vicente de Paulo.