O
Programa de Proteção e Defesa do Consumidor
(Procon) de Toledo faz um alerta a população sobre o golpe da lista telefônica que está sendo aplicado na cidade. Na semana passada, dois empresários procuraram o órgão para denunciar a prática criminosa.
Os golpistas fazem contato telefônico com a empresa informando
se tratar apenas de uma atualização cadastral de dados no Google. Posteriormente mandam um contrato com letras minúsculas, que o gestor da empresa assina de boa fé sem se atentar para as cláusulas. Após a assinatura do contrato, a empresa é desobrigada a apresentar
a cópia da gravação telefônica e passa a executar o contrato à vista, ameaçando protestar o CNPJ da empresa e até mesmo judicializar a cobrança, ameaçando de tomar os bens da empresa e até mesmo de seus proprietários. Os golpistas ainda cobram valores absurdamente
elevados para rescisão contratual. No último caso atendido pelo Procon, a vítima chegou a pagar quase R$12.000,00 em caráter de multa rescisória.
Fica o alerta para que empresários não assinem qualquer
tipo de contrato desta natureza, sem que antes consultem o Procon Toledo, preferencialmente pessoalmente e de posse da cópia do contrato, ainda sem assinar, para que possamos fazer uma análise e posterior orientação ao empresário.
SERVIÇO
Telefones do Procon 3277-7555 e 3252-1076.