Recursos arrecadados pelo Movimento Rock Toledo no último MRT Festival foram destinados para a compra de Materiais Dourados, usados para o ensino da matemática
Parece um brinquedo. É fabricado por uma indústria de brinquedos (a toledana Carlu). Mas é usado de forma didática para o ensino da matemática. Assim são os cubinhos de madeira chamados de Material Dourado entregues hoje pelo Movimento Rock Toledo (MRT) para atividades educativas com os alunos da Escola Municipal Ivo Welter em Toledo.
O MRT realizou no mês de fevereiro o 5º MRT Festival com a participação de cinco bandas de rock da região. Com o slogan Todos pela Educação, metade dos recursos arrecadados no evento foram destinados para a compra de materiais didáticos a serem doados para uma escola da comunidade.
Como o evento foi realizado na Chácara do Amauri, foi escolhido a escola do bairro para receber as doações. Representando os integrantes do MRT, o Músico David Salata Alves realizou a entrega dos materiais na manhã desta quarta-feira (11) na Escola Ivo Welter.
Ao todo, 42 caixas de Material Dourado foram entregues para a comunidade escolar. Em conversa com a direção da escola, ela relatou que muitos alunos acabam priorizando a compra de outros materiais daqueles sugeridos no início do ano. Então, o movimento decidiu investir na aquisição do Material do Dourado, principalmente após descobrir que era fabricado no próprio município e poderá ser usado em forma de rodízio. Por se tratar de peças de madeira, também contribuem com a durabilidade da ferramenta.
Material Dourado
O Material Dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora Maria Montessori. Ele tem como foco o trabalho com a matemática. Apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial.