Toledo é destaque no cenário de aplicação dos recursos públicos. O Município está entre as dez cidades do Estado com o melhor Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM), conforme o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que desde 2017 passou a utilizar este novo instrumento para medir a qualidade dos gastos dos municípios paranaenses, avaliando as políticas e ações públicas dos prefeitos.
No ranking, Toledo ocupa a oitava posição, com a nota B+ 80,95. No comparativo, com municípios acima de 100 mil habitantes, Toledo é o primeiro da lista. O levantamento dos dados de 2018 é feito pelo TCE-PR em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB). Os dados foram divulgados na segunda-feira (27), por meio de um mapa digital.
O índice geral e os indicadores setoriais de cada município abrangem sete áreas essenciais da administração pública: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança da tecnologia da informação. Conforme o grau de adequação aos critérios avaliados, os municípios recebem notas, divididas em cinco faixas: A: altamente efetiva; B+: muito efetiva; B: efetiva; C+: em fase de adequação; e C: baixo nível de adequação.
Na área da educação, Toledo conquistou a nota 75,00; em saúde, 84,00; planejamento, 80,00; fiscal, 79,00; ambiente, 93,00 ; cidade, 83,00 e governança da tecnologia da informação, 78,00.
AVALIAÇÃO
Para o prefeito Lucio de Marchi, o resultado é reflexo de planejamento com as finanças e responsabilidade nos gastos públicos. “Parabenizo todos os secretários e demais servidores que compõem a gestão municipal por esta boa avaliação. Seguimos trabalhando com muita responsabilidade nas finanças e compromisso com a população”.
“Esta gestão é norteada pelo equilíbrio entre despesa, receita e orçamento e tal entendimento foi levado a sério por todas as secretarias, que hoje investem ainda melhor os recursos que possui. Essa melhoria se traduz em mais qualidade de vida para a população, que vê o dinheiro dos seus impostos se transformando em obras e serviços públicos de qualidade”, complementa o Secretário da Fazenda, Balnei Rotta.
Conforme o TCE, o objetivo do IEGM é mensurar a qualidade dos gastos municipais, avaliar sua eficácia e auxiliar o planejamento de políticas públicas, além de oferecer ao cidadão um importante instrumento de controle social. O levantamento possibilita aos gestores, por exemplo, comparar o desempenho do seu município com outros similares. Isso contribui para identificar boas práticas e melhorar o desempenho da administração pública municipal.
Ranking das cidades:
1º São Jorge do Patrocínio: B+ : 85,20
2º Maripá: B+: 83,90
3º Palmeira: B+ 82,95
4º Ângulo: B+: 82,55
5º Nova Laranjeiras: B+ 82,55
6º MERCEDES: B+: 81,45
7º Matelândia B+: 81,00
8º Toledo: B+: 80,95
9º Guapirama: BO+: 79,90
10ª Munhoz de Melo B-: 79,85
Confira a lista clicando aqui: https://www6.tce.ma.gov.br/iegm_util/ranking.zul