Indústria recolhe mais de 120 mil luminárias depositadas em Central de Volumosos

A Central de Recebimento de Volumosos, no Jardim Coopagro, foi palco de uma importante conquista ambiental de Toledo, ocorrida nesta terça-feira (23). Durante todo o dia, três caminhões da Reciclus, organização sem fins lucrativos mantidas por indústrias e importadores de luminárias do Brasil, realizaram a coleta de 120 mil lâmpadas fluorescentes de cano longo que se encontravam no espaço, dando-lhes a destinação adequada.

Toledo foi a primeira cidade do Paraná a receber esta ação, que se estenderá a todos os 399 municípios do estado. Na origem da solução estava o problema apontado em ação civil ajuizada ano passado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, a qual foi prontamente acolhida pelo promotor público Giovanni Ferri, coordenador regional do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema/Oeste), do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

A partir disso, o MP-PR elaborou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Reciclus no qual e se compromete – perante ao Instituto Água e Terra (IAT), à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e ao R-20 (órgão consultivo da pasta com representantes de todas as regiões do estado) – a fazer a destinar corretamente luminárias usadas por todo o Paraná. “Os 399 municípios estão se beneficiando de um trabalho começado em nossa cidade. Hoje estamos recolhendo lâmpadas acumuladas ao longo de quatro anos, resolvendo um problema ambiental crônico”, avalia o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Neudi Mosconi.

O secretário destaca que este trabalho da Reciclus será permanente. “Quem tiver uma lâmpada flourescente de cano longo em casa, pode continuar trazendo até a Central de Recebimento de Volumosos, pois a empresa fará estas coletas anualmente, aqui e em todo o estado. É uma conquista que mostra o quanto Toledo tem a contribuir em termos de política ambiental com o Paraná e agradecemos às pessoas, órgãos e entidades que colaboraram para que esta ação fosse possível”, destaca Mosconi.

De acordo com o representante da Reciclus que acompanhou a coleta, Ângelo Polizel Júnior, as luminárias serão encaminhadas para a Mega Reciclagem, empresa recicladora de Curitiba que é parceira da entidade, recebendo o material coletado por todo o Paraná. “Estas lâmpadas passarão por um processo de moagem, o qual será seguido pela separação dos seus componentes: alumínio, vidro, pó fosfórico e mercúrio, substâncias que serão reaproveitados na fabricação de vários produtos”m explica.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.