Centenas de pessoas prestigiaram a abertura oficial do INOVAMEAT Toledo 2024, nesta segunda-feira (1), no Centro de Convenções e Eventos Ismael Vicente Sperafico, em Toledo, no Oeste do Estado. O evento contou com a presença de diversas autoridades locais, regionais, estaduais e nacionais, além de presidentes de entidades, professores, reitores, assessores, chefes de núcleos, expositores, patrocinadores e demais convidados. A palestra de abertura, “As Potencialidades do Agro”, foi feita pela senadora Tereza Cristina, ex-ministra da Agricultura, presença bastante elogiada durante a solenidade.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destacou a importância do evento, que vem crescendo desde a sua primeira edição em 2022. “O INOVAMEAT está em Toledo, mas não é de Toledo. O INOVAMEAT é do Paraná, é do Brasil”, afirmou. Beto Lunitti valorizou o esforço e a técnica de todos aqueles que estão envolvidos no processo produtivo, especialmente de quem coloca a mão na massa. “Termos aqui um espaço de discussão daquilo que é a vocação do Oeste paranaense e a importância da proteína animal na economia estadual e brasileira. Entretanto, é preciso entender as dores deste setor e que essas dificuldades também discutidas aqui se tornem agendas positivas no Congresso Nacional”, disse.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Cristiano Dall’Oglio da Rocha, enalteceu a importância do INOVAMEAT para Toledo e a região Oeste e agradeceu a todos que ajudaram na realização da edição de 2024. “A ACIT tem a função de promover o desenvolvimento e o INOVAMEAT gera o desenvolvimento através da inovação de produtos. Gostaria de desejar um excelente evento a todos, e que nós tenhamos uma ótima oportunidade de nos conectarmos e aprendermos”, comentou.
Representando o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, elogiou a organização do INOVAMEAT e aproveitou a abertura do evento para reconhecer as dificuldades pelas quais passam os agricultores, dizendo que é hora de achar soluções a curto prazo. “Não se pode virar as costas para quem sustenta quase 40% do PIB do Paraná”, afirmou.
O deputado Dilceu João Sperafico parabenizou a Prefeitura de Toledo e demais instituições pelo evento. Ele ressaltou que o agronegócio é a alavanca da economia do país, e que o setor é responsável pelo PIB positivo e pelo controle da balança comercial. Destacando a importância do evento, o deputado federal Sérgio Souza disse que o INOVAMEAT faz de Toledo uma referência para novas tecnologias dentro da cadeia de proteína animal. Também presente na solenidade, o deputado federal Elton Carlos Welter ressaltou que eventos como o INOVAMEAT trazem conhecimento de como os municípios, os estados e o país podem produzir com mais qualidade e mais tecnologia.
Também falaram durante a abertura do INOVAMEAT o presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri; o gerente regional do Sebrae, Augusto Cesar Stein; o diretor de Agropecuária da BRF, Vilto Meurer; o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Dudu Barbosa; o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Marcio Rauber; e o vice-prefeito de Toledo, Ademar Dorfschmidt.
Lançamento – Antes da solenidade de abertura do INOVAMEAT, nesta segunda-feira (1) houve o lançamento do livro “Processamento sustentável de peixe: Relatos de casos em indústrias”, da autora Danielle de Bem Luiz (chefe-geral Embrapa Pesca e Aquicultura).
Sobre o evento – O INOVAMEAT Toledo tem realização do Sindicato Rural de Toledo, Associação Comercial e Empresarial de Toledo, com o apoio da Prefeitura Municipal, Embrapa, entre outras instituições de pesquisa. A edição de 2024 tem como tema a Inovação na Produção de Proteína Animal. Com entrada gratuita, o evento segue até a quarta-feira (03/04) com uma programação diversificada, incluindo palestras, painéis, oficinas, hackathon, carreta agro pelo Brasil, entre várias outras atividades.
Texto: Assessoria de Imprensa INOVAMEAT 2024. Fotos: Ricardo Morante e Fábio Ulsenheimer/Prefeitura de Toledo