Durante a abertura do INOVAMEAT, realizada na segunda-feira (02) no Centro de Eventos Ismael Sperafico, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, enalteceu a importância do evento para o cenário estadual e nacional da produção de proteína animal. Com diversas atividades, a edição de 2024 tem como tema a “Inovação na Produção de Proteína Animal” e segue até a quarta-feira (03/04) com uma programação diversificada, incluindo palestras, painéis, oficinas, hackathon, carreta agro pelo Brasil, entre várias outras atividades.
Após trazer números importantes sobre o agronegócio paranaense, em especial o que tange a liderança no mercado de aves e suínos, o crescimento da bovinocultura leiteira e da piscicultura, além da produção de ovos, uma proteína em ascensão no estado, Ortigara falou sobre grandes eventos voltados às inovações para o campo. O secretário lembrou o Show Rural Coopavel, como exemplo. “É um grande show tecnológico com o que há de mais moderno em relação à agricultura. Mas tínhamos uma lacuna nesse setor produtivo que é muito importante para nossa balança comercial que é o da proteína animal. Este espaço foi preenchido pelo INOVAMEAT”, destacou.
A inclusão no calendário dos fóruns de discussões voltados a este setor, conforme o secretário, consolida um momento de pensar e calibrar o futuro. “Esse é um evento de inovação que auxilia na produção, para podermos fazer mais com menos, consumir menos recursos naturais, gerar economia e termos processos mais eficientes”. Norberto Ortigara ainda frisou que o produtor está aprendendo a converter as “montanhas de soja e milho” em proteína, item com maior valor agregado.
O prefeito Beto Lunitti, diante da fala do secretário estadual, reafirmou que esse é foi o pensamento da gestão municipal ao propor a parceria com o Sindicato Rural de Toledo (SRT) e a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). “Somos o maior produtor de alimentos do Paraná, com mais de R$ 4,2 bilhões em Valor Bruto da Produção Agropecuária (VPB). Mas, para produzirmos mais, precisamos discutir a inovação. Toledo quer ser protagonista também nos avanços, sermos referência”, comentou.
Lunitti ainda completou dizendo que é preciso defender o agronegócio e a agricultura familiar. “Nós temos que estar dentro da propriedade. Com tecnologias, com a mão amiga dos governos municipais, estadual e federal. Não existe produção de alimentos para o planeta se nós não fizermos a nossa parte como governantes. Eu aqui quero assumir compromissos com o setor da produção de alimentos. Precisamos avançar em infraestrutura, tecnologia e inovação técnica para todos aqueles que estão envolvidos no processo produtivo. Temos aqui um espaço de discussão daquilo que é a vocação do oeste paranaense e a importância da proteína animal na economia estadual e brasileira”, concluiu.