PAM/Mini Hospital recebe respiradores das Cooperativas Sicredi e Primato

O enfrentamento à Covid-19 ganhou mais reforços na manhã desta sexta-feira (12). A 20ª Regional de Saúde realizou a entrega de quatro respiradores que foram adquiridos por uma força tarefa do Sistema Ocepar. Para o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Min Hospital), os equipamentos vieram por meio das Cooperativas Primato e Sicredi.

Os equipamentos foram recebidos pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt e a secretária de Saúde Gabriela Kucharski. Segundo a gestora, desde o início da pandemia não se havia chegado a situação atual, com tantos casos graves, e a cada dia é preciso redimensionar as estruturas de atendimento. “Temos trabalhado muito para atender as pessoas que adoecem pelo coronavírus”, expôs.

Gabriela afirmou que estes quatro respiradores se somam aos cinco previamente adquiridos pelo município. “A cada dia existe um avanço no número de leitos com suporte de emergência. Já foi comprado também um raio-x portátil, entre outros aparelhos, para o PAM e está sendo ampliada a rede de gases medicinais. Tudo feito de forma muito rápida para que a população não fique sem assistência”. Além disso, a secretária afirmou que as equipes estão sendo redimensionadas para atender aos pacientes sintomáticos.

Sobre os respiradores doados pelas cooperativas, Gabriela disse que somente podia agradecer. “Obrigado, principalmente por entender que esta luta é de todos. Estes equipamentos são essenciais para dar sobrevida aos pacientes enquanto aguardam por uma transferência para uma unidade de terapia intensiva (UTI)”. 

Transferências que tem custado a sair. Segundo o chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, os 66 leitos para Covid-19 em UTI para a população dos 18 municípios assistidos pela 20ª encontravam-se ocupados na manhã desta sexta-feira. “Esta situação se estende por toda a Macrorregião Oeste”. Alberi acrescentou que na tarde de quinta-feira (11) havia 31 pacientes aguardando por uma UTI. “Já não temos mais leitos, nem na rede privada, que inclusive, tem nos procurado para verificar se existe alguma possibilidade de acolher pacientes particulares também”, lamentou. 

“O meu sentimento é de gratidão. Gratidão à Primato, gratidão à Sicredi”, afirmou o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt durante o recebimento dos equipamentos. Dorfschmidt agradeceu às diversas movimentações realizadas para enfrentar a pandemia. “Temos muitas pessoas interessadas em contribuir, pessoas físicas e jurídicas, para diminuir o sofrimento de quem está no leito hospitalar”, lembrando o esforço conjunto de empresas para o transporte aéreo de cinco respiradores buscados em Santa Catarina. 

Dorfschmidt acrescentou também parabenizou os trabalhadores da saúde que estão no enfrentamento à pandemia. “Obrigado pelo empenho de todos, mesmo com o risco, vocês estão enfrentando este momento delicado. Há pouco nós falávamos com um médico e ele dizia ‘nunca vivi uma situação parecida com essa’. Contem com nossas orações e apoio”, concluiu.

Compromisso de salvar vidas

A Secretaria de Saúde do Paraná enviou para o Oeste do Estado, nesta quinta-feira (11/03), 37 ventiladores pulmonares doados por 11 cooperativas paranaenses da região que foram mobilizadas por meio do Sistema Ocepar. Sicredi e Primato foram as cooperativas benfeitoras para os 4 respiradores destinados ao PAM/Mini Hospital. Segundo o presidente da Primato, Anderson Léo Sabadin, a cooperativa tem propósitos e ideais salutares, porém muito mais do que isso, é preciso ter atitude. “Esse momento é uma atitude para a comunidade toledana. Nós esperamos que realmente esses equipamentos façam a diferença para as pessoas que se encontram internadas e desejamos que o mais rapidamente possível elas retornem para suas famílias e para a sua rotina do trabalho e do dia a dia”, explicou. 

Apesar do momento desfavorável, a luta demonstra a preocupação da sociedade civil organizada para combater o coronavírus e salvar vidas. “Poder entregar estes equipamentos é uma forma de demonstrar nosso compromisso com Toledo. Temos outras instituições precisando comprar este tipo de equipamento e não estão conseguindo. Em relação à nossa cooperativa, vale a pena ressaltar que ela não é minha, eu apenas a represento, a Sicredi é de todos e sempre instigamos os associados a fazer o nosso papel social. Sempre estamos apoiando ações em prol da comunidade. Esta da compra dos respiradores, por exemplo, foi prontamente aprovada pelo nosso conselho. O valor é elevado, porém se ele salvar uma vida, já faz toda a diferença”, disse o presidente da Sicredi Cirio Kunzler. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.