A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu, nesta sexta-feira (4), no auditório do câmpus Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o 1º Seminário Municipal de Política de Assistência Social. Com a presença de vários atores importantes nesta área em âmbito regional, o evento teve como tema principal debater e celebrar as conquistas obtidas ao longo de 17 anos de funcionamento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os 27 anos de vigência da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas).
Após apresentação cultural e solenidade de abertura prestigiada pelo prefeito Beto Lunitti e pelo promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Toledo, José Roberto Moreira, várias questões foram apresentadas em três mesas-redondas [“Memórias da criação do Conselho Municipal de Assistência Social de Toledo (CMAS)”, com a especialista em Desenvolvimento Gerencial e Recursos Humanos, Maria Inês Mânica (Casa de Maria) e o doutor em Serviço Social e professor da Unioeste, Alfredo Batista; “A construção histórica da política de assistência social em Toledo: verso e reverso”, com a doutora em Serviço Social e professora da Unioeste, Esther Luiza de Souza Lemos; “Análise de Conjuntura sobre o Sistema Único da Assistência Social – SUAS no Brasil: avanços e desafios”, com a doutora em Serviço Social e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luziele Tapajós] e duas explanações [“O Desenvolvimento da Rede Socioassistencial no processo de implantação do Suas em Toledo”, com a mestre em Serviço Social e secretária de Assistência Social em Toledo, Solange dos Santos Fidelis; e “Lançamento e apresentação do Diagnóstico Social do Suas de Toledo: Uma análise comparativa no contexto antes e durante a pandemia de Covid-19 – período 2019 a 2021”, com a especialista em Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas, Rachel Lúcia Hech].
Em sua fala, o prefeito Beto Lunitti reforçou o compromisso da administração municipal com as políticas de assistência social. “Desde que assumi o cargo de prefeito pela primeira vez, em 2013, mudei muito minha visão sobre este assunto e buscamos desenvolver ações consistentes e transformadoras, consolidando aqui o que foi estabelecido pela Loas. De lá para cá, temos realizado muitas coisas boas porque gostamos de gente”, pontua. “Toledo é referência estadual e nacional em vários indicadores econômicos e queremos o mesmo na área social, com ações estruturantes. Com investimentos diretos e indiretos, estamos avançando em políticas públicas de assistência social, preparando nosso município para os próximos 70 anos. É a partir do nosso território, que estamos melhorando o nosso país”, analisa.