Em sua 22ª edição, a Campanha Legal estimulou pessoas e empresas a destinarem parte do imposto de renda para entidades que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com ações voltadas às áreas de assistência social, saúde, educação, cultura, e esportes e lazer. Um marco este ano foi o crescimento de 42% nas arrecadações. A união de forças e o esforço conjunto, permitiu o montante de R$ 1.214.514,28.
A Campanha Legal objetiva a destinação de parte dos recursos do Imposto de Renda ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Toledo. Pessoas Físicas (PF) puderam destinar 6% e Pessoas Jurídicas (PJ) 1% do Imposto de Renda (IR).
Para o coordenador da Campanha, Lineu Wutzke, o resultado se deve a soma de muitos esforços. “A Campanha Legal é fundamental para que muitas instituições sociais e sem fins lucrativos do município possam realizar suas atividades. E conseguimos chegar a um número de arrecadação muito positivo, o mais alto da história. Tudo foi possível, pois muitas pessoas e empresas fizeram suas destinações e porque muitas pessoas, ressaltando a participação dos contabilistas, trabalharam incansavelmente. Esse gesto é mais do que destinar um valor, é permitir carinho a quem tanto precisa”, enalteceu.
A ajuda às entidades socioassistenciais, conforme o prefeito Beto Lunitti, é muito importante, pois une a comunidade toledana em prol de um objetivo, que é garantir os direitos básicos para cada munícipe é importante. “Em Toledo nós queremos oferecer dignidade para as pessoas e é isso que estamos fazendo juntos. A mobilização para destinar parte do imposto de renda para quem presta serviços à nossa comunidade se mostra muito importante. A Prefeitura também encaminha recursos para entidades assistenciais anualmente para atendimento da criança ao idoso, além de promover políticas como o Cartão Toledo é + Dignidade que substitui a cesta básica por um crédito, fortalecendo também a economia local”, destacou.
Parceiros – Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Associação dos Contabilistas; Associação Toledana de Imprensa (ATI); Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR); Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR), Sicoob Meridional, Sicredi Progresso PR/SP, Uniprime – Pioneira do Paraná; Prefeitura; Câmara de Toledo e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade (SINCOESTE).
Entidades beneficiadas – Na campanha anterior foram atendidas as entidades Ação Social São Vicente de Paulo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Toledo (APAE), Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP), Casa de Maria – Assistência à Criança e Adolescente, Centro Social e Educacional Aldeia Infantil Betesda e Centro Beneficente de Educação Infantil Ledi Maas Lions.
Com informações da assessoria da Campanha Legal/Jéssica Dona