O esforço, por parte das unidades básicas de saúde (UBS), de estarem mais próximas da população de seu território tem gerado vários frutos e, em alguns territórios, as festas juninas ou julinas, tem sido a ocasião perfeita para isso. O exemplo mais recente foi o arraiá realizado na última quinta-feira (7) pela unidade de Vila Nova, que organizou atrações especiais preparadas para os pacientes diagnosticados com hipertensão e diabetes (Hiperdia).
Além das barracas com quitutes juninos/julinos, também foram disponibilizados espaços no salão do clube da terceira idade que funciona no distrito (Corações Alegres) para avaliação de saúde, de conscientização voltada ao combate à dengue, da vacinação, de auriculoterapia, da nutricionista e do médico. Idosos assistidos pelo Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Doutor Ernesto Dall’Oglio, no Jardim Coopagro, também abrilhantaram a festa com apresentações artísticas.
Com outra abordagem, a UBS de Concórdia do Oeste realizou, em 21 de junho, seu arraiá no 3º Encontro da Saúde Mental promovido pela unidade, o qual teve “os benefícios da amizade” como tema. Cada convidado levou seu prato junino doce ou salgado e todos tiveram uma tarde divertida, e de bastante conhecimento.
Antes disso, no dia 7, foi a vez de a unidade do Santa Clara IV promover sua festa junina. Além dos quitutes típicos desta época do ano, o evento reservou para os pacientes do Hiperdia uma palestra ministrada pelo educador físico Leandro Rafael Müller sobre imunização e também a respeito da importância da atividade física no controle da hipertensão e diabetes.