Sábado (18) será o “dia do sim” para 70 casais de Toledo que participarão do Casamento Coletivo Cidadão. Promovida pela Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH) a cerimônia civil será realizada a partir das 8h no Centro de Eventos Desireé Refosco (Rua Manoel Ribas, 436).
Como aconteceu em outros anos, um coquetel, preparado pela Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), gerenciado pela Secretaria de Administração, será servido aos participantes do evento. Para a realização do evento, a SMDH conta ainda com apoio do curso de Direito do câmpus Toledo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), do Centro Jurídico de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e do 3º Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais de Toledo.
Segundo a titular da SMDH, Rosiany Favareto, o Casamento Coletivo Cidadão visa estabelecer, proteger e reconhecer legalmente a união conjugal. “É necessário para acessar uma série de direitos e benefícios oferecidos aos casais casados, além de servir como prova oficial do estado civil. É direito, é cidadania.” pontua.
Todos os casais preencheram um formulário eletrônico em que manifestaram o interesse de participar do casamento. Posteriormente foram atendidos de forma presencial para avaliação dos critérios, entre eles: ter mais de 18 anos, comprovar residência em Toledo, ter renda familiar de até 3 salários mínimos (perfil de Cadastro Único) e não terem sido beneficiados com o Serviço do Casamento em anos anteriores.