Na tarde desta segunda-feira (2), servidores municipais de Toledo que atuam diretamente com a terceira idade participaram de uma visita técnica à unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O convite foi realizado pela entidade, com intermédio da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH).
Durante a atividade, o grupo teve a oportunidade de conhecer um exoesqueleto que simula as condições de mobilidade da pessoa idosa. Este recurso tecnológico é utilizado como ferramenta didática no curso de Cuidador de Idoso, oferecido pelo Senac, e tem como objetivo proporcionar aos participantes maior empatia ao experimentar, na prática, os desafios enfrentados diariamente pelos que “são jovens há mais tempo”.
A apresentação contou ainda com uma explicação detalhada sobre o funcionamento do equipamento, seguida de uma demonstração prática. “Essa foi uma ótima oportunidade para explorar as implicações dessa tecnologia no cuidado aos idosos e esclarecer dúvidas sobre sua utilização. A visita teve como objetivo oferecer um aprendizado prático e relevante, voltado para quem poderá aplicar esse conhecimento em sua rotina”, avalia a coordenadora de Políticas para Pessoa Idosa da SMDH, Diele Gama Fidler.