“Fortalecendo Redes Culturais”: Projeto gera resultados positivos com mapeamento cultural em Toledo

Atividade trabalhou diretamente como a “Cultura, gestão e projetos culturais” e “Mapeamento Cultural”

Uma das ações que movimentou o cenário cultural em Toledo é o Fortalecendo Redes Culturais. A atividade que reuniu pessoas com interesse em oficinas com temas voltados para a cultura, projetos e políticas culturais teve como sede o Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo (CEU), disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Toledo. O Fortalecendo Redes Culturais é projeto financiado pelo IFCD (International Fund for Cultural Diversity) da UNESCO em parceria com o CEBRAP.

As atividades aconteceram entre os dias 5 a 14 de novembro de 2018, referente a primeira etapa do curso no CEU, e as atividades do mapeamento cultural foram entre os dias 19 de novembro a 19 de dezembro e terão seus resultados apresentados no próximo sábado (9) de Fevereiro, às 19h no auditório Acary de Oliveira, anexo a Prefeitura. Os participantes vão receber certificados pelo projeto. A Secretaria de Cultura fomenta o evento que deverá ter uma proposta de trabalho que reúne artistas, agentes, grupos e segmentos culturais de Toledo.

Durante o projeto  Fortalecendo Redes Culturais, os trabalhos foram voltados em duas vertentes; “Cultura, gestão e projetos culturais” e “Mapeamento Cultural”. O mapeamento contou com a identificação de artistas, agentes, produtores e fazedores de cultura em Toledo. Ao todo, foram classificadas mais de 200 iniciativas culturais foram mapeadas pelos “Multiplicadores Culturais”.

Essas iniciativas contemplam músicos, artistas plásticos, atores, equipamentos públicos, produtores culturais, entre outros. Após toda a finalização do projeto o mapeamento cultural ficará disponibilizado no site www.redesculturais.org.br.

Durante a formação, o representante do MinC – Ministério da Cultura, Lenon Rodrigues, esteve presente para acompanhar as atividades, desenvolvidas no CEU das Artes.

Uma das participantes como “Multiplicador Cultural” é a Isabela Olsen. Ela conta que esta foi uma oportunidade única para ter a possibilidade de participar de um curso profissionalizante de forma gratuita na área gestão e produção cultural.

“Com muito fôlego, entrevistamos mais de 240 pessoas, que possuem algum vínculo sociocultural. Ficamos imensamente contentes com o resultado e junto de cada entrevistado, temos despertado para a necessidade de uma maior e mais qualificada articulação entre sociedade civil, o poder público e esferas do setor privado no que tange ao desenvolvimento sociocultural em Toledo”, relata Isabela.

A multiplicadora aproveita para ressaltar que “todos juntos podemos dinamizar as linguagens artísticas e culturais, ampliar e consolidar importantes Políticas Públicas Culturais que só tende a trazer benefícios”.

O Secretário de Cultura de Toledo, Odemilson Elias dos Santos, reforça e avalia positivamente. “O projeto ressaltando que a cultura do nosso município sai fortalecida e que a Secretaria Municipal da Cultura estará sempre a disposição para apoiar projetos desta magnitude”, finaliza.

“Multiplicadores Culturais” de Toledo

Em Toledo, os agentes multiplicadores são Cristiane Candido; Fernanda Fetter, empresária, arte educadora; Isabela Olsen; Mariana Gouveia; Otávio Augusto. Outras pessoas também participaram como voluntários. 

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.