O encontro está sendo organizado por parte de integrantes que participaram do projeto Fortalecendo Redes Culturais e que agora estão compondo a rede Rizoma Cultural Toledo
No dia 3 de Abril o Centro de Artes e Esportes Unificados de Toledo – CEU das Artes, receberá o grupo facilitador da Rizoma Cultural. O momento inicia às 19h e um convite especial está aberto a toda comunidade cultural e sociedade geral do município. O objetivo da reunião é discutir pautas e propostas ligadas a cultura e ao trabalho em rede que pode ser feito na cidade. Essa é a primeira de várias reuniões que devem acontecer de forma descentralizadas em diferentes equipamentos públicos.
O primeiro encontro será utilizado para debater a organização da Rizoma Cultural junto aos interessados e identificar as necessidades a serem debatidas e uma das pautas, também desse primeiro encontro é voltada para o fortalecimento do equipamento CEU das Artes. Haverá espaço para apresentações de diferentes projetos em desenvolvimento, o projeto “Estúdio Musical” que será executado no próprio CEU por professores da Casa da Cultura e o projeto “Exposições” que visa dar espaço para artistas exporem seus trabalhos a cada encontro da rede cultural.
A Rizoma Cultural é uma iniciativa que surgiu a partir do projeto “Fortalecendo Redes Culturais”, que foi realizado em Toledo no ano passado. O projeto é fomentado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa (CEBRAP) e financiado pelo fundo de diversidade cultural da Unesco. A ação contou com mapeamento das iniciativas culturais do município. Os responsáveis pelo trabalho de campo desse mapeamento, considerados “multiplicadores culturais”, formaram a Rizoma Cultural.
“Um dos principais objetivos da Rizoma Cultural, além de realizar esses encontros culturais mensais para uma maior qualificação do diálogo entre gestores do poder público, privado e a sociedade civil, é também suprir algumas demandas levantadas no mapeamento cultural realizado no ano passado. Foram coletados mais de 200 práticas artísticas e culturais no município de Toledo e deve ser levado em consideração a importância de cada linguagem artística ou seguimento sociocultural envolvido”, explica a participante Isabela Olsen.
O Secretário de Cultura, Odemilson Elias dos Santos, reforça que este é mais um ponto positivo no meio cultural de Toledo. “Esse é mais um passo para melhorar a qualidade cultural do município. O Fortalecendo Redes Culturais foi e continua sendo uma experiência positiva para o município”, reforça.