“Encantar com Arte 2021” evidencia talentos da rede municipal de ensino

Entre os mais de 14 mil estudantes da rede municipal de ensino de Toledo existem muitos talentos artísticos e alguns deles ficaram em evidência no palco do Teatro Municipal no segundo dia do Encantar com Arte 2021. O evento, promovido pela Secretaria da Educação de Toledo (Smed) entre quarta e quinta-feira desta semana (3 e 4), foi destinado a professores de Arte e Educação Física e a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

No primeiro dia do Encantar com Arte, os docentes destas disciplinas acompanharam a live de abertura cujo ponto central foi a palestra “Arte Contemporânea como Propulsora do Pensamento Pedagógico em Arte” ministrada pela Dra. Susana Rangel. À tarde, a programação seguiu com a realização simultânea de quatro grupos de estudo para os quais este público e representantes de cada Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) foram convidados: Musicalização, com Daline Ferrari, no auditório da Escola de Governo; Artes Visuais, com Edy Braun, no Laboratório de Ciências do Centro Integrado de Políticas Educacionais Professora Maria Iaschombek Doege (Cipe); Artes Cênicas, com Ademir Iung, no Circo da Magia; e Dança Circular, com Solanger Maria Mascarello, no Teatro Municipal.

No Teatro Municipal, os estudantes do 5º ano (devidamente acompanhados de seus professores de Arte e/ou Educação Física) de oito escolas municipais (Borges de Medeiros, Carlos Friedrich, Jardim Concórdia, José Pedro Brum, Norma Belotto, Reinaldo Arrosi, São Francisco e Tomé de Souza) apresentaram hoje, tanto no período da manhã quanto no da tarde, números de dança (criativa/urbana, afro/indígena, folclórica e retrô/salão) e música (instrumental e vocal). Antes, eles acompanharam números do Circo da Magia e do Grupo de Cordas da Casa da Cultura. “Falar do evento ‘Encantar com Arte’ é falar de emoção, pois vi subir no palco crianças que me transmitiram sorrisos com os olhos e que, mesmo de máscaras, conseguiram passar uma felicidade do tamanho do universo. Presenciar esta cena, ocorrida depois de todo este longo período de pandemia, é algo que com certeza guardarei a sete chaves dentro do meu coração, pelo resto da minha vida. São momentos assim que fazem tudo valer a pena”, avalia a coordenadora de Arte do Departamento de Ensino da Smed, Mariana Baldassaune de Holanda Simonis.

Além destas apresentações no palco mais importante da cultura toledana, o evento contou ainda com trabalhos de dança, música, artes visuais (desenho, fotografia, pintura, gravura, colagem, escultura, instalação, intervenção, performance, happening, video art e stop motion [Exposição virtual]) e artes cênicas (mímica, teatro, dublagem, dramatização e circo) sendo apresentados nas próprias escolas e nas redes sociais da Secretaria da Educação. “Acredito na arte como luz que transborda pela finidade da vida, porque a arte salva as pessoas”, reitera Mariana.

A secretária da Educação, Elisângela Batista, destaca também o caráter transformador da arte durante a pandemia. “Neste tempo em que não houve aulas presenciais nem remotas percebemos o quanto as expressões artísticas são importantes, pois elas salvam vidas, despertam talentos que sequer conhecíamos e fizeram surgir novas maneiras de se divulgar produções musicais e de outras linguagens. Ficou evidente o quanto a arte atua no processo de transformação, de busca interior, o quanto nos fazem crescer enquanto seres humanos, permitindo que nos encontrássemos conosco mesmos, nos libertando e, muitas vezes, nos curando”, analisa.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.