SECRETARIA DA CULTURA INICIA FORMAÇÃO PARA ATENDIMENTOS INCLUSIVOS

A Secretaria de Cultura iniciou, nesta segunda-feira (05), um curso de capacitação dos servidores municipais lotados na pasta sobre atendimentos às pessoas com síndromes, transtornos e deficiências. A qualificação acontece em parceria com o Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Na programação constam orientações sobre o atendimento de alunos com Síndrome de Down, autismo, transtornos globais, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e deficiências físicas. O primeiro tema a ser trabalhado pela professora Dra. Francy Rodrigues da Guia Nyamien foi o Capacitismo, ou seja, o julgamento das pessoas pela sua capacidade.

A atividade, conforme a secretária da Cultura, Rosselane Giordani, visa aperfeiçoar os trabalhos da Secretaria da Cultura com relação ao público que apresenta necessidades de inclusão. As ações se voltam tanto para o atendimento inicial na recepção quanto no desenvolvimento de metodologias de ensino das artes e música, atendendo características específicas de cada público alvo.

Rosselane afirma ainda que com a formação será possível ampliar ainda mais a abrangência dos cursos ofertados pela administração municipal. “Existe a necessidade de atender, além de crianças e adolescentes, também adultos com deficiência ou alguma característica que necessite uma ação inclusiva. Temos cursos das mais diversas áreas, desde instrumentos musicais, desenho, pintura, entre outros. Sentimos a necessidade de ter uma formação específica para que os professores e professoras pudessem desenvolver metodologias de ensino e aprendizado para atender este público específico”, concluiu.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.