MOSTRA SOCIAL E FESTIVAL DE CIRCO SERÃO EM NOVEMBRO

Depois de dois anos de pandemia, que exigiram cuidados extras e novos formatos de eventos culturais, a Mostra de Circo Social e o Festival Nacional de Circo estão de volta em Toledo com novidades. A XVI edição da Mostra de Circo Social e o IX Festival Nacional de Circo serão realizados de 3 a 11 de novembro e integra a programação dos 70 Anos de aniversário do município e dos 30 anos do Circo da Alegria, que funciona na Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa.

“Mesmo com a pandemia, não interrompemos a programação da Mostra e Festival por entendermos a importância deles para o desenvolvimento, consolidação e crescimento dos grupos circenses. Nos dois últimos anos fizemos uma programação mais enxuta, respeitando todas as normas para evitar a propagação da Covid-19 e também eventos onlines. Com isso mantemos acesa a chama e estamos agora retomando com toda a força”, declarou o coordenador do projeto e também do evento, Dado Guerra.

Segundo ele, os diferentes grupos inscritos estão ansiosos para o evento e abertos à troca de informações e conhecimentos que a Mostra e Festival proporcionam. Como nos anos anteriores, o evento contará com grupos e profissionais de renome nacional e internacional, que trarão espetáculos abertos ao público e ministrarão oficinas profissionalizantes. Além disso, contará também com a participação dos grupos sociais de Toledo e da região, mostrando os trabalhos realizados e a evolução que tiveram no período. Ao todo, 20 grupos de projetos de circo social do município e da região estão inscritos.

“Neste ano a interação com o público deverá ser ainda maior”, acredita Dado. Além dos espetáculos programados para o Teatro Municipal, Circo da Alegria, no Jardim Europa, e Circo da Magia, no Jardim Coopagro, serão realizadas ações nos Parques Ecológico Diva Paim Barth e do Povo Luiz Cláudio Hoffmann, no sábado e no domingo. Isso deve estimular a participação das crianças e suas famílias. As apresentações dos grupos sociais continuam no Teatro Municipal, com a presença de estudantes de escolas públicas e privadas. Os espaços já estão praticamente lotados. Ainda poderão ser feitas reservas para os dias 4 e 8 de novembro. As escolas interessadas deverão entrar em contato com o Circo da Alegria para agendar a presença dos alunos.

Em função das comemorações dos 30 anos do Circo da Alegria, serão realizadas algumas participações especiais que deverão encantar o público. Deverão subir ao palco para algumas intervenções, entre uma apresentação e outra, artistas dos grupos nacionais presentes e principalmente talentos locais, formados no Circo da Alegria, que estão atuando ou já atuaram profissionalmente. Entre os destaques deverá estar a professora Tânia Piazetta, uma das fundadoras do projeto e que se dedicou integralmente a ele, até a sua aposentadoria.

Para o evento também estão confirmados, Alex Machado, da Escola Nacional de Circo, que desde o início da Mostra e Festival, faz a devolutiva aos grupos analisando aspectos positivos e que precisam ser melhorados para garantir maior crescimento. Integram ainda esta comissão de avaliadores Aires Coutinho e Vanusa Heloísa. Rodrigo Mallet, da Escola Basileu França, de Goiânia, também retorna a Toledo para trazer a sua experiência e acompanhar a evolução do trabalho circense. A escola atende alunos de ensino médio oferecendo curso técnico profissionalizante na área de circo.

O Circo da Alegria faz a abertura oficial do evento na sexta-feira (3), às 20h, no Teatro Municipal, onde também haverá uma exposição de figurinos e recortes de jornais e revistas divulgando as edições anteriores, trabalhos e resultados dos projetos sociais de circo. Na sequência será realizado o show com o grupo Conexão, da Trupe Tangará, de Londrina. A partir do dia 4 começam as apresentações dos grupos sociais inscritos, pela manhã e tarde, oficinas profissionalizantes e debates, além de espetáculos circenses à noite. Estão programados espetáculos ao ar livre no Teatro Municipal, no Circo da Alegria e no Circo da Magia. 

As escolas devem fazer o agendamento prévio. Para os espetáculos é necessário retirar o ingresso no Teatro Municipal, Casa da Cultura ou Circo da Alegria, permitindo assim um controle mais efetivo dos frequentadores, uma vez que o espaço é limitado. Para a Mostra ainda há lugares disponíveis nos dias 4 e 8 de novembro.

A XVI edição da Mostra de Circo Social e o IX Festival Nacional de Circo são uma realização do Circo da Alegria, Circo Ático, Unidade Central de Produção de Alimentos, Escola Municipal Anita Garibaldi, Prefeitura de Toledo, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação e Departamentos de Jornalismo e Comunicação Social.

Com informações e fotos da Assessoria/Eliane Torres

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.