Painéis em grafite valorizam a arte urbana e a história de Toledo

De autoria do artista plástico Isaac Souza de Jesus, obras já podem ser apreciadas por quem passa pelo Parque Ecológico Diva Paim Barth e pelos arredores da BRF

Elementos importantes para a história de Toledo estão em evidência em painéis de graffiti assinados pelo artista plástico Isaac Souza de Jesus em dois pontos da cidade: na caixa d’água do Parque Ecológico Diva Paim Barth e nos arredores da unidade local da Brasil Foods S.A. (BRF), na praça localizada na esquina das ruas Mário Fontana e Ângela Fornari. Ambas as obras integram um projeto de valorização da arte urbana coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura.

O painel na Grande Pioneiro foi o primeiro a ficar pronto e coloca os trabalhadores na condição de protagonistas do desenvolvimento do município. O trabalho no cartão-postal da cidade está em fase final e dá ênfase a aspectos da diversidade cultural de Toledo.

Segundo Isaac, as obras mesclam percepções que ele tem sobre o município. “Antes de viver do grafite, quando ainda era um menino no Boa Esperança, eu não tinha ideia da pluralidade de Toledo. À medida que fui conhecendo mais pessoas, vivendo mais experiências, um universo de conhecimentos e sensações abriu-se para mim. Todos esses elementos, que mexem tanto comigo, que, literalmente, me arrepiam, estão representados nos trabalhos que fiz, como o rosto dos trabalhadores urbanos e rurais, a criança lendo, as flores que representam a beleza de uma cidade tão bem organizada, o gaúcho tocando sanfona, o violino, um porquinho brincando no balanço e outro, roqueiro, tocando guitarra, a capoeira, o pássaro pintado nas cores da nossa bandeira”, detalha. 

Durante a grafitagem, Isaac foi abordado diversas vezes por pessoas de todas as idades que queriam conhecer melhor o seu trabalho; algumas, como o casal Silvana e Roberto Crepaldi, já conheciam o trabalho do artista, que serve de inspiração para a filha deles, Rafaela, de 19 anos de idade, que realiza alguns trabalhos com grafite. “Nestes painéis, procurei fazer da forma que todos pudessem entendê-los, sobretudo as crianças. Quando elas, ao verem uma obra, compreendem as intenções do autor é porque ele caminhou na direção certa, pois elas trazem nelas o que existe de mais puro na arte. Este é meu projeto de vida: compartilhar meu conhecimento ao mesmo tempo em que aprendo muito com essa nova geração”, salienta.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, destaca que estes painéis contribuem para deixar a cidade ainda mais colorida. “A arte urbana é uma linguagem em ascensão em Toledo e valorizá-la vai ao encontro das políticas públicas do governo municipal de democratizar a cultura. Neste sentido, estamos já planejando a confecção de obras como estas para este ano e 2024”, anuncia.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.