Cabaré Circense lota picadeiro do Circo da Alegria no Dia do Circo

As apresentações artísticas envolveram mais de 100 crianças, todos alunos do Circo da Alegria, e participações especiais.

A Escola Municipal Anita Garibaldi e o Circo da Alegria realizaram na noite da última segunda-feira (27) o primeiro Cabaré Circense de 2023. A ação aconteceu em comemoração ao Dia Nacional do Circo celebrado naquela mesma data. Os cabarés nos circos são muito comuns. Trata-se de uma noite de festa onde muitos artistas se reúnem e se apresentam com diversos números. É uma noite de alegria. 

“A comunidade do Jardim Europa/América toda está participando, as crianças estão muito empolgadas, nós temos mais de 100 crianças participando das apresentações nessa noite, são crianças que frequentam atividades do circo e hoje [27] mostram um pouquinho daquilo que a gente faz aqui no Circo da Alegria no nosso dia a dia. Esse é o primeiro momento para eles apresentarem para uma plateia que é formada por pais e pela comunidade que eles já conhecem”, explicou o coordenador do Circo da Alegria, Dado Guerra.

Segundo Dado, essa é uma oportunidade para as crianças que se apresentam pela primeira vez para um público adquirirem mais confiança no palco. “Em um segundo momento eles poderão se apresentar para públicos diferenciados, é o que vai acontecer em setembro no Festival do Circo no Teatro Municipal”, acrescenta. 

Formação cidadã – O Circo da Alegria é um projeto social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). “Nós visamos não a formação de um artista ou de um instrutor, mas a formação de um cidadão. É através do circo que a gente chama essas crianças para que elas aprendam aqui valores como cidadania, respeito, altruísmo. São valores que irão ser utilizados fora do circo e, com isso, a gente vai ter uma sociedade melhor. Se eles forem artistas, ok, muito bom, se não forem, a gente vai ter um mundo melhor, com certeza um mundo que vai ser encarado com alegria e com leveza. E isso é que vai fazer a diferença no futuro”, afirmou o coordenador Dado Guerra.

Espetáculo – Durante a noite houveram apresentações que envolveram acrobacias, malabarismo, equilibrismo, contorcionismo, pirâmides humanas, palhaços, sorteio de brindes e outras diversões.

Artistas – O aluno do Circo Izaque Quadros da Silva (11) falou antes mesmo da apresentação sobre a emoção de estar participando. “Estou muito feliz e muito ansioso”. Izaque contou que treinou bastante e mesmo com as dificuldades consegue “fazer muita coisa” com o malabarismo de esferas.  

Kamili Rodrigues do Prado (13) confessou que nunca imaginou que pudesse estar se apresentando para uma plateia tão cheia e não escondeu o misto de nervosismo, alegria e superação. “Eu estou no número de entrada, com monociclo, e no último, com pirâmide. É sempre uma sensação incrível porque é algo que me faz muito bem, então eu gosto demais. Apresentar para um público grande assim é uma sensação de pavor por dentro, mas quando a gente sobe no palco a gente consegue arrasar, então é muito bom”, relatou a artista. 

Marta Aparecida de Chaves estava na plateia para assistir a filha apresentar, mas ela também já passou pela experiência e foi aluna do Circo da Alegria. “Para uma mãe falar é suspeito, a apresentação da minha filha foi excelente, tudo de bom. Eu já treinei no Circo da Alegria e hoje deixamos nossa filha, pois sabemos que é confiável, aqui a gente aprende muito sobre educação, sobre respeitar o colega”, elogiou Marta. 

Além dos alunos do Circo da Alegria, o Cabaré Circense contou com participações de artistas do Circo Ático e também de parceiros de Ouro Verde e Guaíra.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.