O Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) recebeu, na tarde desta quinta-feira (1º), a formatura da primeira turma da oficina de sacolas que utilizam a parte lisa de garrafas pet. Na ocasião, foram entregues certificados às 13 alunas que participaram, desde o começo de abril, totalizando 23 horas-aula.
As bolsas produzidas durante o curso ficaram em exposição e foram levadas pelas suas respectivas autoras logo após o evento. “Trabalhamos com os objetivos de incentivar a reciclagem e promover a preservação ambiental reutilizando garrafas pet de uma forma criativa, tanto que algumas estão aplicando as técnicas que aprenderam para fazer outros produtos, como ‘puxa-sacos’ e carteiras”, relata a ministrante da oficina e assistente em desenvolvimento social da Secretaria da Cultura, Cleonice Dumke.
Além de fazer bem para o meio ambiente, o conhecimento adquirido durante a oficina também tem trazido benefícios de ordem financeira. “Já vendi algumas peças e tenho bastante encomenda para atender nos próximos dias. Com esse dinheiro, consigo complementar o orçamento da família”, comenta a aluna Tânia Farias de Lima.
O curso também foi a ocasião para diversos exemplos de superação aparecerem. “Na primeira aula vim com o pensamento de desistir logo. Mudei de ideia e tanto não desisti que fiz três bolsas durante as aulas”, destaca a aluna Marizete Bortolucci Drehmer. “Fazer estas bolsas faz bem para a mente, e não só para o bolso. Minha mãe tinha perdido há pouco tempo o marido, meu pai, e essa atividade deu a ela a força para seguir em frente, mesmo diante de tanta dor”, salienta Luzinete Sachetti, filha da aluna Luzete Sachetti.
A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, marcou presença e falou do carinho que tem para com o CEU das Artes. “Agora e na outra vez que ocupei este cargo, sempre incumbi a nossa equipe da missão de fazer a comunidade do entorno se apropriar deste espaço, aproveitando as ações esportivas, recreativas, culturais e profissionalizantes que aqui são desenvolvidas. Esta oficina apresentou um resultado muito lindo, o que nos incentiva a promover mais projetos, sendo que alguns, como o Cine CEU, a realização de uma festa julina em 15 de julho e aulas de informática em parceria com uma universidade da região, serão lançados em breve”, anuncia.
As oficinas de artesanato ministradas por intermédio da Secretaria da Cultura seguem na segunda quinzena de junho, na Casa de Passagem, quando as pessoas em situação de rua que estão abrigadas no local poderão aprender a confeccionar objetos que acondicionam itens de higiene pessoal. Logo após, os dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certis) disponibilizarão para os idosos cursos para confecção de caixas em MDF onde poderão guardar objetos em geral.