Trabalho de artistas de Toledo tem qualidade reconhecida em nível nacional

O músico Gianni Ambrosino teve projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura; artista plástica Larissa Salgado ficou entre as três melhores do Festival Arte Intimus

A qualidade do trabalho realizado por dois artistas de Toledo receberam reconhecimento em nível nacional recentemente. O projeto “Alma Livre”, do músico Gianni Ambrosini foi aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que gere os recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e iniciará ainda nesta semana as apresentações em comunidades  do interior. Por sua vez, a artista plástica Larissa Salgado teve uma arte digital de sua autoria entre as três mais bem colocadas do Festival Arte Intimus.

Gianni Ambrosino – O músico, professor de violão da Secretaria Municipal da Cultura e produtor cultural Gianni Ambrosino está neste meio há mais de 20 anos e agrega em seu repertório em torno de 40 canções autorais – entre elas, algumas que se tornaram premiações nos Festivais de Inverno de Toledo (Festin) e em concursos estaduais de cultura. O Alma Livre, projeto de sua autoria, objetiva levar as músicas autorais de Gianni (violão e voz) em formato banda com outros três músicos e professores da Secretaria da Cultura: Allysson Delegá (guitarra), Michel Meneghini (bateria) e Rafael Rodrigues (baixo).

Três apresentações do “Alma Livre” – todas com entrada franca – estão previstas para o interior do município: no próximo sábado (18), às 18h30; no Esporte Clube Concórdia do Oeste; em 1º de junho (sábado), às 17h30, na praça do distrito de Novo Sarandi; e no dia 15 de junho (sábado), às 17h30, na praça do distrito de Vila Nova.

Por meio da aprovação do projeto com a Lei de Incentivo à Cultura, Gianni Ambrosino e o projeto Alma Livre receberam a autorização para captação total do recurso solicitado mediante apresentação de planilha orçamentária contendo todos os custos do projeto. Para tanto, a instituição que garantiu integralmente o aporte financeiro para a realização do projeto foi a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).

Larissa Salgado* –  A artista plástica Larissa Salgado teve sua arte digital “Cama de Rosas e Espinhos” escolhida pelo júri técnico para figurar entre as três finalistas do Festival Arte Intimus. A escolha dos jurados se deu a partir de dez trabalhos que receberam o maior número de sufrágios na votação popular, etapa na qual a toledana ficou em primeiro lugar, com 1.500 votos obtidos em duas semanas nas quais ela fez uma campanha intensa em suas redes sociais, onde tem um pouco mais de 12 mil seguidores.

O festival recebeu 400 trabalhos de artistas independentes, mulheres de todo o território brasileiro que inscreveram artes digitais autorais relacionadas a temas da intimidade e do universo feminino. Além da premiação previsto no regulamento, as três finalistas se unem a duas renomadas artistas brasileiras (Amora Moreira e Di Couto) para terem seus trabalhos digitais expostos na galeria de arte do Festival Arte Intimus, que pode ser acessada até 31/05/2024 pelo site https://festival-intimus.art/galeria-de-arte/.

Este é o segundo prêmio que a artista conquista em 2024. No início do ano, ela foi selecionada no Edital de Chamamento Público nº 013/2023 (Artesanato, Literatura e  Artes Plásticas e Visuais), proveniente da aplicação de recursos recebidos pelo Município de Toledo via Lei Paulo Gustavo. Larissa, que largou a advocacia para se dedicar integralmente a arte em meados de 2020, produz quadros diversos, mesclando técnicas variadas e até matérias-primas inusitadas, como o café coado. Sua principal inspiração para pintar são as mulheres e o universo feminino, o que contribuiu muito para sua participação no concurso, oferecido pela marca de absorventes Intimus.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.