O Teatro Municipal de Toledo foi palco, nesta terça-feira (5), do encerramento das atividades deste ano do projeto Futuro Integral. A iniciativa é promovida pelo Serviço Social de Comercio (Sesc), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e contou com apresentações nos períodos matutino e vespertino.
Foram momentos repletos de diversão, apresentações, agradecimentos e muita conversa com os mais de 1.500 alunos que passaram pelo espaço, 700 pela manhã e 810 à tarde. No encerramento foram realizadas diversas brincadeiras, com direito a espetáculo circense.
Do município, 22 escolas estão nesse projeto e marcaram presença no encerramento. “É muito gratificante participar de um projeto que ajuda as crianças. Com ele, os pequenos podem aprender diferentes habilidades e compreender melhor diversos assuntos”, conta o professor da Escola Municipal Ivo Welter, Gabriel Meiato.
O que é o Futuro Integral?
A proposta do Futuro Integral é fazer com que alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano, além do 8º e 9º anos) e do ensino médio realizem atividades dinâmicas nas áreas de letramento, raciocínio lógico, arte-educação e/ou expressão corporal no horário de contraturno escolar. O projeto é gratuito, porém, somente alunos que estejam matriculados em uma instituição educacional, escola municipal ou estadual contemplada em convênio com o Sesc Paraná, podem participar.
O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2015, tem como principal objetivo desenvolver competências e habilidades de comunicação e expressão, tais como leitura, escrita e interpretação; relacionamento; trabalho em equipe; negociação; resolução de problemas; jogos e desafios; e criação e autonomia. Ampliando a jornada na educação e contribuindo para a melhoria da qualidade e do rendimento escolar, expandindo o conhecimento das crianças.ada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) na Usina do Conhecimento de Toledo, a competição reúne 34 das 36 escolas municipais, representadas por duplas de alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.