Prefeitura realiza mobilização para sensibilizar sobre o perigo da dengue

Prefeitura realiza mobilização para sensibilizar sobre o perigo da dengue

Uma grande mobilização contra a dengue aconteceu no último sábado (24). Servidores municipais, integrantes de entidades e clubes de serviços, estudantes e demais pessoas participaram de uma caminhada pela Rua Barão do Rio Branco, desde o Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, passando pelas ruas da região central e encerrando a atividade na Praça Willy Barth. O intuito era chamar a atenção para o aumento dos casos da doença em todo o Brasil.

A coordenadora do Setor de Controle e Combate às Endemias, Lilian Konig, agradeceu às centenas de pessoas que participaram da ação. Segundo ela, a gestão tem buscado parcerias e diversas entidades têm atendido esse apelo.  “Participamos de várias reuniões  com grupos organizados e eles têm entendido a mensagem e a gravidade do problema. Ademais, os agentes de combate às endemias têm feito um trabalho gigantesco junto aos moradores, na fiscalização dos quintais e demais espaços públicos e privados”, comentou. 

Situação preocupa – De acordo com um relatório apresentado pela secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, ao secretariado municipal nesta segunda-feira (26), o Paraná registrou, em seis meses, mais de 130 mil casos suspeitos de dengue, enquanto pior ano epidemiológico (agosto de 2019 a julho de 2020) foram 76.285 notificações. Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), o Paraná é o quinto em número de casos no Brasil, atrás do Distrito Federal, Minas Gerais, Acre e Espírito Santo. 

A situação é preocupante, pois em anos anteriores o pico  da epidemia acontecia nos meses de março e abril. “Estamos promovendo ações importantes, como os Ecopontos Itinerantes, campanhas de conscientização e incentivando grupos e entidades a auxiliarem na divulgação de ações para combater o mosquito. Temos atividades de educação, por meio do Agente Mirim, entre outras coisas sendo feitas, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, disse Gabriela.

Mesmo com todas as ações, os números continuam subindo apesar dos esforços da administração municipal e entidades parceiras. O boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira (23) aponta um crescimento de 34,94%, saltando dos 601 da semana passada para 811, com 768 notificações ainda aguardando resultado. A região com maior incidência são os Jardins Europa e América concentrando 42,17% dos casos, totalizando 342 confirmações.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.