O documento garante o uso, sem custo algum para o município, durante o período de três anos, podendo ser renovado ao final
Durante a Agenda Aberta desta segunda-feira (13) o Prefeito Lúcio de Marchi assinou o Contrato de Comodato entre o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Prefeitura de Toledo. Por meio deste documento o SESI cede uma estrutura de 2.335,54 m² na Vila Pioneiro para uso da Secretaria de Educação do Município pelo período de três anos.
A gerente da Unidade do Sesi em Toledo, Eliane Ritter, mencionou que Sesi sempre trabalhou na área preventiva, tanto em educação, como saúde e segurança do trabalho e há mais de 30 anos é parceira da prefeitura. “Nós sempre trabalhamos aqui em Toledo com a parte de educação infantil, ensino básico e também com a educação de jovens e adultos. Agora chegou o momento de retribuir um pouco, cedendo esse espaço para que a comunidade da Vila Pioneiro também tivesse esse benefício na área da Educação”, afirmou.
O Prefeito disse que desde 2017 a gestão vinha buscando concretizar essa parceria. “Estamos muito felizes pelo SESI ceder esse espaço gratuitamente. Nós queremos dar outras oportunidades e condições aos nossos estudantes na busca pelo conhecimento. Precisamos incentivar nossos estudantes nas mais diversas áreas, como por exemplo a robótica, que tem avançado bastante em nosso município. Conseguimos ajustar as contas públicas, o que possibilitou viabilizar esse comodato que vai beneficiar diretamente as famílias daquela região”, destacou Lúcio de Marchi.
A Vereadora Janice Salvador participou do ato, já que fez parte do início das discussões enquanto ainda era Secretária de Educação. “Essa é uma conquista extremamente importante e a comunidade terá acesso a uma série de serviços que beneficiará várias crianças daquela região”, salientou.
A Secretária Municipal de Educação, Edna Amaral, além de enaltecer a conquista desta parceria comentou algumas das ações que serão realizadas utilizando o espaço. “Nós vamos ter um núcleo de atendimento educacional especializado para as crianças da educação infantil de 0 a 5 anos, tendo um conjunto de diferentes profissionais para fazer o atendimento. Além disso, teremos a possibilidade de dar abertura de duas turmas de CMEIs para atender as demandas daquela região”, informou.
Edna disse ainda que é possível abrir atividades de contraturno para atender crianças que não conseguiram o Tempo Integral no Caic, na Escola Tancredo Neves, na Walter Fontana, Carlos João Treis.
Ainda não foram definidas quais serão as oficinas do contraturno, mas entre as ofertadas certamente estará a de robótica. “Trabalharemos a robótica com o uso de sucata. Essa oficina dá uma possibilidade bastante interessante em termos de conhecimentos que são abordados e que vão contribuir com o trabalho realizado na sala de aula”, acrescentou.
Outras atividades dentro da área da dança, esporte, jogos de tabuleiro, também estão sendo pensadas. A Secretaria está em fase de organização do espaço físico e de contratação de profissionais.