Estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas foram alguns dos pontos principais da atividade
Bom é aprender brincando. E a Escola Municipal Norma Demeneck Belotto usou o lúdico para auxiliar no aprendizado. Os alunos da Sala de Recurso Multifuncional da Escola Municipal Norma Demeneck Belotto, realizaram o projeto Jogos Matemáticos. O objetivo é estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, como também desenvolver a atenção, concentração, o raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo e ensinar matemática através de jogos, que desperta no aluno o gosto pela disciplina.
O projeto foi desenvolvido primeiramente com os alunos de Altas Habilidades/Superdotação, e estes educandos desenvolveram a oficina de confecção de jogos com os demais educandos matriculados na Sala de Recurso Multifuncional, estimulando a socialização e a interação.
Na semana passada, realizaram uma Oficina com os alunos do 4° Ano, um dos intuitos do projeto Jogos Matemáticos. A Oficina aconteceu no período vespertino no Laboratório de Tecnologias Educacionais, com confecção do material, concomitante a oficina, aconteceu a exposição dos Jogos confeccionados.
Os pais e a comunidade escolar foram convidados à prestigiar a exposição dos materiais confeccionados. Os estudantes explicaram cada um dos jogos e os seus objetivos.Andréia Ikeda, professora do Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recurso Multifuncional, responsável pela organização e supervisão da atividade, ressaltou a importância dessa atividade na unidade educacional.
“Os educadores devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. Os jogos, se convenientemente planejados, são recursos pedagógicos eficazes para a construção do conhecimento matemático”.