O Programa Conhecendo Toledo envolve atividades com alunos desde os segundos até os quartos anos da rede municipal de ensino. Com a retomada das ações, prevista para o mês de agosto, professoras que acompanharão as turmas dos segundos anos realizaram uma visita técnica na Trilha Ecológica e no Aquário Municipal Doutor Romolo Martinelle nesta sexta-feira (22).
A visita da Trilha foi conduzida pela Bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, Lilian Cardoso e na parte da tarde pelo servidor John Mark Lima Pinto e pela coordenadora da UVR, Maria Veroneze. No Aquário Municipal, a monitoria ficou por conta do Doutorando do Curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, Janderson Garcez.
Segundo o coordenador do programa Conhecendo Toledo, professor Leandro Crestani, “quanto mais cedo a gente trabalhar a construção da identidade local e regional, a conscientização ambiental, mais cedo desenvolvemos um cidadão consciente. Os professores farão primeiro uma construção teórica em sala de aula e depois acompanharão os alunos nas visitas, que é a prática e contato direto com a natureza. Mas antes disso é necessário que elas também vivenciem essas experiências. Além das visitas técnicas elas recebem um material teórico para aprofundar o entendimento e facilitar no planejamento das aulas”, explicou.
O secretário do Meio Ambiente, Júnior Henrique Pinto, recepcionou os dois grupos de professoras, dando as boas vindas aos espaços do Parque Ecológico Diva Paim Barth. “Sintam-se acolhidas e desfrutem de boas experiências nessa conexão com a natureza”, disse Júnior ao destacar a importância do envolvimento das professoras no processo de Educação Ambiental.
A secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa, agradeceu a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e reforçou a importância do processo de formação do professor. “Estamos resgatando o Programa Conhecendo Toledo e para que nossos alunos aproveitem bem esses roteiros investimos na formação de nossos professores. Esta é uma oportunidade de vivenciar a teoria na prática e fazer essa conexão com a natureza e com a história de formação dos espaços verdes da cidade”.
Sensações
A visita na Trilha conectou as professoras com a natureza. Graziela Freitas Gonçalves, professora na Escola do Jardim Concórdia, disse que “pra mim foi especial porque eu também estou conhecendo Toledo. Esse primeiro encantamento que eu tive provavelmente vou ver nos olhos deles. O conhecimento da terra, dos animais que habitam aqui. A importância da preservação da fauna e flora para as nossas vidas”. Graziela era de Cascavel, para ela, esse processo de formação é fundamental.
Enquanto isso, a professora da escola André Zenere, Diana Gatti, já conhecia a Trilha: “mas parece que cada vez que a gente entra está num ambiente diferente, nem parece que estamos dentro da cidade. Sempre temos algo a aprender e tudo isso vai facilitar na hora de passarmos esse conhecimento para as crianças. A Lilian tem bastante propriedade naquilo que está compartilhando e isso ajuda muito nesse momento de formação”, reforça Diana.
A professora da Escola Henrique Brod, Silvania Dalberto Alves, elogiou também a visitação no Aquário Municipal. “A experiência foi muito boa, desde os cuidados com a temperatura da água, pois os alunos certamente vão nos encher de perguntas para ampliar seu conhecimento. Saber sobre a origem de cada peixe foi muito bacana”, salientou.
O roteiro do Conhecendo Toledo prevê a participação de 68 turmas, aproximadamente 1330 alunos devem visitar os espaços do Parque Ecológico Diva Paim Barth no segundo semestre. As atividades são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.