Desde o dia 10 de agosto deste ano, quando alunos da Escola Municipal André Zenere fizeram o primeiro roteiro de 2022 do programa Conhecendo Oeste, foram 73 turmas de 5º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) participando da programação na região. A última turma que concluiu os roteiros do programa nesta quarta-feira (30) foi da Escola Municipal Norma Demeneck Belotto. Ao todo, aproximadamente 1600 estudantes participaram das atividades.
Idealizado em 1998 e implantado alguns anos depois, o Conhecendo Oeste é um importante programa da Secretaria Municipal de Educação de Toledo (Smed). Ele oportuniza aos alunos participarem de um roteiro de estudos em Foz do Iguaçu, onde está incluída uma série de visitações: Itaipu Binacional, Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu, entre outros pontos. O Ecomuseu está em reforma, então os estudantes puderam observar uma pequena mostra do acervo do Ecomuseu exibida ao público na própria Itaipu. “O município de Foz do Iguaçu foi escolhido para as visitas técnicas de alunos e professores devido ao seu contexto histórico, geográfico e ambiental”, explica a coordenadora de Ciências, Sandra Kopeginski.
Ela salienta ainda que “o objetivo do Programa é oportunizar ao estudante a compreensão de conteúdos estudados nos componentes de História, Geografia e Ciências com foco na Educação Ambiental por meio da observação, análise, vivência e interpretação in loco”.
O Programa Conhecendo Oeste ficou dois anos com as atividades suspensas em virtude da pandemia da Covid-19. O retorno aconteceu no segundo semestre do ano em virtude dos processos burocráticos envolvidos para as contratações de transporte, entre outros. Isso exigiu da equipe da Smed um grande empenho para conseguir distribuir a demanda, que foi atendida em poucos meses. “Fato que oportunizou aos estudantes e seus professores vivenciarem momentos de muito aprendizado. Ao realizarem os roteiros os alunos retomam na prática o conteúdo estudado anteriormente em sala, esclarecem dúvidas e consolidam o aprendizado”, acrescenta Kopeginski.
Para muitos estudantes da rede municipal de ensino, essa é a única oportunidade de conhecer o Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas – uma das sete maravilhas da natureza) e isso ocorre em virtude da realização do Programa.