Instituição promove iniciativas para conscientizar sobre o tema de forma descontraída
O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, realizará ações gratuitas para promover a educação financeira na 9ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que neste ano ocorrerá entre 12 e 18 de dezembro.
Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema, a instituição lança a websérie “Sim ou Não, Dinheiro na Mão”. Serão três episódios com uma paródia dos programas de auditório em que o participante é colocado dentro de uma cabine e deve responder “sim” ou “não” às perguntas do apresentador, mesmo sem ouvi-las e sem saber o que está acontecendo no palco. Durante a Semana ENEF, os episódios serão lançados nas redes sociais do Sicredi como YouTube, Instagram e Facebook e serão publicados no site.
“A websérie foi produzida com base nos conteúdos do Cooperação na Ponta do Lápis, o Programa de educação financeira do Sicredi, trazendo histórias inspiradas em situações do cotidiano e visando reforçar a ideia de que não podemos contar apenas com a sorte para fazer as escolhas da nossa vida financeira, precisamos ir em busca de conhecimento”, comenta Cristiane Amaral, gerente da Fundação Sicredi.
O Sicredi também realizará uma live que seguirá a temática da websérie, servindo como mais uma forma de fomentar a educação financeira. Com duração aproximada de 50 minutos, a live conectará os vídeos da websérie com pílulas de conteúdo e dicas de finanças pessoais, abordando temas como compras por impulso, organização do orçamento e renda extra. O evento será transmitido pelo Youtube do Sicredi no dia 14 de dezembro, às 10h (horário de Brasília).
Outras iniciativas
Além do lançamento da websérie, a instituição promoverá, por meio das suas cooperativas, ações locais de educação financeira em diferentes formatos e conectadas com a realidade e o contexto das regiões onde atua.
“No Sicredi, acreditamos que a educação financeira tem o poder de transformar nossa relação com o dinheiro e contribuir para construirmos juntos uma sociedade mais próspera. Com isso em mente, trabalhamos com iniciativas para diversos públicos, compartilhando informação, conhecimento e boas práticas para uma vida financeira sustentável, com qualidade de vida no presente e no futuro”, contextualiza Cristiane.
Para se ter uma ideia da importância do tema para a instituição financeira cooperativa, somente no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro as cooperativas Sicredi realizaram no ano de 2022 , até o dia 12 de novembro, mais de 1,2 mil ações de educação financeira nos três estados. As iniciativas impactaram mais de 99 mil pessoas.