A Prefeitura de Toledo segue com o processo de modernização e qualificação no atendimento aos estudantes da rede municipal. Nesta segunda-feira (13), na Escola Municipal Borges de Medeiros, aconteceu a entrega de material didático-pedagógico para atender turmas de Infantil 4 e 5 (antigos Pré I e II). Com a aquisição do material serão atendidas 174 turmas nas 36 escolas municipais, beneficiando 3.250 alunos, perfazendo um investimento de aproximadamente R$ 1,2 milhão.
Os kit’s foram comprados com o intuito de valorizar esta etapa de ensino, auxiliando as práticas realizadas em sala de aula, possibilitando com isso a melhora na aprendizagem dos educandos. “É a primeira vez que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibiliza material de apoio para o professor como manuais, livros didáticos e cantigas, além de plataforma iônica que é um ambiente digital para conectar estudantes, famílias, professores e gestores”, disse a secretária da pasta, Marli Gonçalves Costa.
Marli afirmou ainda que a ferramenta é repleta de recursos e facilidades, com navegação descomplicada e visualização adaptada para todos os tipos de tela, como celulares, tablets e computadores. “Iremos avançar no ensino, desenvolvendo a autonomia, a socialização, as habilidades comunicativas, a relação entre pensamento e linguagem, a criatividade, a imaginação, a expressão de ideias, a memória e possibilitando que o mundo letrado esteja presente no cotidiano dos alunos, por meio da leitura e escrita, despertando nos alunos o interesse por este mundo e posteriormente pela alfabetização”.
De forma simbólica, já que os kit’s serão entregues em toda a rede municipal, duas turmas do vespertino – uma de Infantil 4 e uma de Infantil 5 – da Borges de Medeiros receberam os materiais das mãos do prefeito Beto Lunitti, dos vereadores Leoclides Bisognin e Marcelo Marques e da secretária Marli Gonçalves Costa. “É um momento muito importante para todos nós, inclusive para o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt que por outra agenda não pode estar aqui, mas principalmente para as crianças e para os professores e professoras. Estamos dando condições para nossos educadores e estudantes terem em mãos materiais utilizados em escolas privadas, de altíssima qualidade. Esse é mais um dos nossos trabalhos, que se soma ao Aluno Conectado, ao TIX Letramento, ao Professor Pesquisador, entre tantas outras ações que contribuem para sermos uma referência em educação para o Paraná e para o Brasil”, disse.
Momento histórico – Esta é a primeira vez na história do município que estes subsídios são oferecidos aos professores e professoras. Os títulos e ferramentas foram escolhidos com apoio das equipes pedagógicas e são utilizados em diversas escolas privadas em todo o Brasil. “Anteriormente a equipe trabalhava com xerox, com apostilas adaptadas que eram preparadas pelas unidades escolares ou até mesmo pelas professoras. Agora vai haver uma padronização, os estudantes poderão levar esses livros para casa e utilizar de forma bastante diversa”, disse a diretora da Escola Municipal Borges de Medeiros, Andréia Menuci.
E se para quem educa o material tem um caráter pedagógico e educacional, para as crianças o ‘presente’ foi recebido com entusiasmo por conta da sua ludicidade e será um aliado para os estudos. “Vou mostrar para meu pai e minha mãe”, disse João Van de Sand, aluno do Infantil 4, empolgado enquanto folheava os novos livros. “É muito legal”, completou o irmão gêmeo do João, Miguel Van de Sand.