Na terça-feira, 16, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Dentre os destaques, a estudante Larissa Caballero Rodel, de 19 anos e moradora de Cascavel, alcançou as notas mais altas do país nas provas de “Ciências da Natureza e suas tecnologias” e “Matemática e suas tecnologias”.
Com surpreendentes 868,40 pontos em Ciências da Natureza e 958,60 pontos em Matemática, Larissa se destacou não apenas pela excelência nas disciplinas específicas, mas também por uma média geral expressiva. A jovem, que sonha em cursar Medicina, obteve 900 pontos na redação, 628,80 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e 675,80 em Ciências Humanas e suas Tecnologias.
As notas máximas por prova no Enem em 2023, de acordo com o Inep, foram:
- Ciências da Natureza e suas tecnologias: 868,40
- Matemática e suas tecnologias: 958,60
- Linguagens, códigos e suas tecnologias: 820,80
- Ciências Humanas e suas tecnologias: 823,00
- Redação: 1.000
Em busca do sonho de cursar Medicina
Larissa Caballero Rodel compartilhou que frequentou o ensino médio em uma escola particular e, apesar da dedicação, não alcançou as notas desejadas. Determinada a conquistar seu sonho de infância, em 2023, a jovem decidiu se matricular em um cursinho particular na cidade.
A estudante relatou que se dedicou diariamente, estudando cerca de seis horas no cursinho e mais quatro horas em casa. Além disso, para lidar com o estresse e a ansiedade, Larissa incorporou à sua rotina uma prática regular de atividade física.
“Eu acompanhava todas as aulas, fazia o integral aqui na unidade. Quando a aula acabava, eu tinha aula de tarde também. [depois] Eu ia para casa, fazia alguns exercícios do dia e sempre foquei também em atividade física, porque, para mim, fazia muito bem para a saúde mental, me ajudou bastante”, compartilhou a jovem.
Ao ser questionada sobre como lidou com a ansiedade, Larissa destacou a importância de equilibrar os estudos com momentos de descanso e lazer: “Não adianta eu passar horas e horas estudando sem ter um momento de descanso, porque senão não rende. Vai chegar algum momento que não vai funcionar e vai acabar mais atrapalhando do que ajudando”.
Próximos passos e objetivos
Com as notas expressivas, Larissa planeja utilizar os resultados para tentar ingressar em universidades federais e estaduais que ofereçam o curso de Medicina no Paraná.
A jovem finalizou a entrevista reforçando a importância da disciplina diária e do equilíbrio entre estudos e bem-estar para alcançar o sucesso acadêmico. “É uma jornada desafiadora, mas o apoio da família, a dedicação diária e o cuidado com a saúde mental foram fundamentais nesse processo”.