EducaTrânsito lança calendário 2024 com premiação a autores de desenhos

Solenidade realizada na manhã desta quarta (6) reconheceu o trabalho realizado por 13 estudantes do 4º ano, que receberam certificado e kit com vários presentes

Um grupo formado por 13 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, matriculados na rede municipal de ensino, foi a estrela do evento realizado na manhã desta quarta-feira (6) no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin. Os estudantes são autores dos desenhos que estão nas páginas do calendário 2024 do EducaTrânsito, programa coordenado pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) em parceria com a Secretaria da Educação (Smed), e que oferece atividades extracurriculares sobre segurança viária.

As obras apresentadas por eles se destacaram entre as mais de 320 que as 36 escolas municipais enviaram para o concurso, que integrou as atividades da 8ª edição do programa, que, no ano passado, atendeu cerca de 1.750 alunos. Após o recebimento dos desenhos, 45 foram pré-selecionados com base não somente na estética, mas principalmente na mensagem educativa contida nas ilustrações. Em seguida, estes foram divulgados em formulário eletrônico aberto ao público, que pôde votar nos trabalhos de sua preferência.. 

Os 13 desenhos mais bem votados estão agora nas páginas do calendário (capa e página de cada um dos 12 meses de 2024). Além disso, foram agraciados com certificado de reconhecimento e kit com estojo, caneta, necessaire, régua, chaveiro, boné, camiseta e um exemplar do calendário.

Os contemplados estão matriculados em oito escolas da rede municipal de ensino. Destes, três são da Escola Amélio Dal Bosco (Carlito Junior Meira Schneider, Maria Eduarda Silva de Oliveira e Miguel Andreoli – todos alunos da professora Erilde Geremias Maziero), três estão na Escola Waldyr Luiz Becker (João Victor Torres dos Santos [professora Sonia de Castro Pereira], Davi de Araujo Veiga e Willian Gabriel de Souza [professor Thaylam Corassa]), duas da Escola Nossa Senhora das Graças (Alice Isabela Artmann e Mariana Siebert [professora Kamila de Faveri]), uma da Escola Arsênio Heiss (Rafaela Saar Marta [professora Nanci Baldassaune]), uma da Escola Ivo Welter (Julia Lopes da Rocha [professora Isabel Veronese], uma da Escola Jardim Concórdia (Patricia Daniela Noll [professora Nanci Baldassaune]), uma da Escola Reinaldo Arrosi (Emanuelly Rodrigues Martins [professora Adriana Pastorio]) e um da Escola Walter Fontana (Frederico da Silveira dos Santos [professora Siliria Marli Gollmann Giordani]).

Na companhia de seus familiares e professores, estes alunos receberam sua premiação e puderam tirar fotos ao lado das autoridades que compuseram a frente de honra: o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, que representou o prefeito Beto Lunitti; a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa; o diretor de trânsito da SSMU, Roni Padilha; o vereador Leoclides Bisognin, o coordenador do EducaTrânsito, Valdemir Ladeia; e a presidente do Conselho Municipal da Educação (CME), Luci Graciela Kuhn. Todos eles receberam, pelas mãos da estudante Maria Eduarda Silva de Oliveira, da Escola Amélio Dal Bosco, exemplares dos calendários. 

Antes das homenagens, as autoridades exaltaram os frutos da parceria entre as secretarias da Educação e de Segurança e Mobilidade Urbana. “A parceria entre Smed e SSMU tem se fortalecido cada vez mais, abrangendo tanto a questão da segurança quanto a do trânsito, algo muito salutar para todos que trabalham nas escolas”, avalia a presidente do CME. “A interação e o envolvimento da Guarda Municipal com as crianças é algo compensador. O EducaTrânsito promove bons hábitos de segurança no trânsito desde cedo, algo fundamental para o nosso futuro”, pontua o diretor de Trânsito da SSMU. “É uma satisfação fazer parte deste programa, que tem rendido bons frutos desde que foi criado, em 2016. Agradeço pelo apoio do governo municipal, das escolas, dos professores, dos pais e dos alunos, especialmente os premiados, a quem dou os parabéns”, cumprimenta o coordenador do EducaTrânsito.

A titular da Smed também reconheceu a importância do trabalho realizado pela SSMU em escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis). “A educação só funciona quando todos se envolvem. Os adultos precisam rever seus hábitos, pois é a partir destas atitudes que vamos moldar o caráter das crianças. Nas escolas estamos trabalhando para formar bons seres humanos, justos e cumpridores das regras e leis”, destaca a secretária. “O EducaTrânsito tem sido muito importante em nossa escola, pois nossos alunos aprendem e multiplicam o conhecimento ensinando os adultos a respeito de atitudes que promovem um trânsito melhor”, pontua a coordenadora da Escola Amélio Dal Bosco, Maidi Neske Klais.

Com compromissos em Curitiba na agenda oficial, o prefeito Beto Lunitti não pôde comparecer ao evento, mas mandou um vídeo cumprimentando os alunos que tiveram seus desenhos escolhidos para o calendário 2024 da EducaTrânsito e seus pais e professores. “Dou os meus parabéns aos servidores envolvidos neste programa, que trabalham para que nossas crianças possam compreender as regras de convivência no trânsito. Aos alunos, deixo aqui o meu abraço e o desejo de muito sucesso e, que, com toda esta energia e felicidade que vocês têm, aprendam o que é importante ser feito pelo bem de Toledo, mas sem abrir mão do estudo e do lazer”, saúda.

Representando o chefe do Executivo Municipal, o vice-prefeito discorreu sobre o momento transformador que a educação toledana está passando. “Houve nesta gestão um grandioso investimento em material didático e tecnologia, cumprindo o que havia como meta no nosso plano de governo, que sempre encarou a educação como prioridade. Outros projetos que já funcionavam bem, como o EducaTrânsito, foram mantidos e aprimorados”, analisa. “Este programa, aliás, toca num assunto que me dói muito, pois já perdi dois sobrinhos, muito jovens, em acidentes de trânsito. Ano passado, 15 pessoas perderam a vida no local destas ocorrências e tantas outras se foram após alguns dias no hospital. Para evitar que situações assim aconteçam, é muito importante que as crianças, a partir do que aprendem no EducaTrânsito, corrijam os erros dos pais quando estes estão conduzindo um veículo. Assim, é possível termos um trânsito mais seguro e este calendário que está sendo lançado hoje é um instrumento importante para que muitas vidas sejam salvas por meio do desenho das nossas crianças. Desenho, aliás, que ficará eternizado neste material que marcará a vida de vocês para sempre”, comenta.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.