
Na segunda-feira (24), a Secretaria de Educação (Smed) iniciou o curso “Edugestor” voltado a profissionais coordenadores pedagógicos de escolas municipais ou de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Aproximadamente 80 profissionais participam da capacitação que terá 40 horas no total.
A participação no curso é uma obrigatoriedade prevista em Instrução Normativa para todos os profissionais que assumem ou pretendem assumir a função de coordenador pedagógico. No primeiro dia da capacitação foram abordados temas como ética, liderança, motivação e gestão de conflitos. Nos próximos encontros serão estudadas as atribuições do coordenador pedagógico, legislação, programas pactuados pela Smed, e cotidiano do coordenador pedagógico.
Segundo a secretária da Educação, Janice Salvador, “o objetivo do curso é justamente preparar essas pessoas do ponto de vista da liderança, da gestão e do que é a essência da escola, que é o aspecto pedagógico, a alma da escola. Tudo o que nós fazemos como educação no município é feito em razão da relação que se dá entre os alunos e os professores, entre os profissionais que lá atuam, visando proporcionar as melhores condições de aprendizagem aos nossos alunos”, ponderou Janice.
A professora de Computação da Escola Municipal Borges de Medeiros, Gleice Kelly Moreira, explica que o papel do coordenador pedagógico é muito importante dentro da escola, visto que está na linha de frente para ajudar os professores. “Essa formação vem para dar suporte ao coordenador para que ele possa desempenhar a sua função da melhor maneira possível junto aos professores e a equipe de profissionais. Cada escola e cada equipe tem o seu desafio do dia a dia e o coordenador tem que estar ali pronto para dar esse suporte aos professores”, finalizou Gleice.