O projeto Pedrinho Furlan, que atende crianças da rede municipal de ensino, nas modalidades de ginástica rítmica, artística e acrobática, tênis de mesa e badminton, será ampliado e representa uma alternativa de contraturno escolar, fortalecendo a educação integral em Toledo, além de revelar novos talentos no esporte e oferecer melhores perspectivas de vida para crianças da rede municipal de ensino, boa parte delas em risco de vulnerabilidade social. O projeto, assumido pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Esporte, prevê um trabalho conjunto de uma equipe integrada na formação e apoio às crianças e suas famílias, dando a elas a possibilidade de um desenvolvimento integral e de vislumbrar novos horizontes através do esporte.
O projeto, comenta a secretária municipal de Educação, Edna Schaeffer, integra o Programa de Incentivo à Educação, à Arte e ao Esporte, e contará com novas modalidades esportivas, como o xadrez, o handebol e o atletismo, além de outros atendimentos nas áreas de dança, inglês e informática. Através do programa, crianças das escolas municipais Tancredo Neves, São Francisco de Assis, Ivo Welter, Walmir Grande, Reinaldo Arrosi, Carlos Friedrich e Waldyr Becker, que desenvolvem um trabalho em turno integral, são deslocadas para os pontos de treinamento, visando a prática do esporte. As crianças tem o acompanhamento de profissionais da saúde, para a prática das atividades esportivas com segurança, da Assistência, com apoio e orientação às famílias carentes, e do Esporte, na formação dos atletas, que podem integrar as equipes de rendimento do município. Entre as iniciativas para viabilizar o programa foi montada uma estrutura de transporte público para levar as crianças até os locais de treinamento e deverão ser contratados novos profissionais.
“O transporte era um gargalo que estamos resolvendo com nova licitação para a execução deste serviço. Resolvido este problema e com a contratação de novos profissionais, poderemos ampliar o programa, que traz enormes benefícios para o desenvolvimento integral, retirada de crianças da rua, que podem estar expostas a riscos, e oferta de novas perspectivas de vida através do esporte, da arte e da educação”, frisa a secretária. “São crianças que podem seguir um caminho diferente, vislumbrar novos horizontes, através do esporte, da educação e da arte”.
Seleção
A seleção dos participantes em cada modalidade esportiva é feita por técnicos da área, nas escolas. Eles consideram o interesse e habilidades da criança para o esporte. Elas são encaminhadas para os treinos e participam de atividades todos os dias, de segunda a sexta-feira. A identificação de atletas, respeitando estas características, a dedicação e o esforço de atletas e técnicos, tem rendido bons resultados na ginástica rítmica. Desde a criação do projeto, em 2015, foram revelados grandes talentos, que resultaram conquistas nacionais em campeonatos. Entre os resultados, destacam-se em 2018 o título de campeão no conjunto de cinco arcos nos Jogos Escolares do Paraná , de campeão no conjunto de cinco maças e terceiro lugar no conjunto geral, no Campeonato Brasileiro.
“Os resultados mostram o acerto do projeto. O sistema já é adotado por países de primeiro mundo, cujos clubes recrutam os seus atletas e investem desde pequeno, lapidando talentos esportivos”, comenta a professora Anita Klemann, coordenadora técnica do projeto de GR de Toledo. Na GR, acrescenta ela, o trabalho tem apresentado resultados muito positivos, tanto na formação de novos atletas, como no trabalho social, oferecendo novas perspectivas para estas crianças, através do esporte.
Benefícios
A diretora da escola municipal Ivo Welter, Rosângela Krug Elegante, percebe resultados ainda maiores que o desenvolvimento físico e conquistas esportivas. O trabalho, afirma ela, reflete-se na escola, onde as crianças melhoram na disciplina, responsabilidade e organização, na autoestima, na integração com as demais pessoas, entre outras questões, que culminam na melhoria do desempenho escolar. “São várias questões que contribuem para a melhoria do aprendizado. Elas passam a ter uma rotina, inclusive de estudos, melhoraram a organização, a disciplina, a responsabilidade e passam a olhar os estudos de outra forma e a ter, consequentemente, um desempenho melhor. O projeto traz resultados muito satisfatórios, diz ela, ao comentar sobre a participação de alunas na modalidade de ginástica rítmica.
Divididas por idade – dos 4 aos 9 anos – cerca de 15 meninas da escola participam ou já frequentaram o projeto no Sesi e no Centro Olímpico Arnoldo Bohen. Segundo ela, apesar do esforço e da dedicação que o esporte exige as meninas não reclamam. Elas gostam de participar dos treinos, apresentações e competições e tornaram-se referências no esporte para outras crianças.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 28 anos de atuação no município, conta com as parceiras do Sesi e prefeitura de Toledo e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Itaipu Binacional, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.