A primeira edição dos Jogos Regionais Paradesportivos, promovidos pela Secretaria de Esportes e Lazer de Toledo (Smel), foi um sucesso. A abertura do evento aconteceu na sexta-feira (09), no Campus II da Universidade Paranaense (Unipar), reunindo paratletas, técnicos, dirigentes e organizadores. No sábado (10) foram realizadas as disputas, tendo aproximadamente 150 pessoas, sendo 100 delas competidores.
O evento recebeu delegações de Santa Helena, São Miguel do Iguaçu, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Colorado, Marechal Cândido Rondon e Cascavel, além dos anfitriões toledanos. As modalidades foram a bocha adaptada, o parabadminton, o paraciclismo e o paratletismo que movimentaram diversas praças esportivas. “Tivemos o parabadminton e a bocha na Unipar. O Estádio Municipal XIV de Dezembro recebeu o paratletismo e o Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann abrigou o paraciclismo”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Eudes Dallanoll.
Os Jogos Regionais Paradesportivos foram coordenados pela técnica desportiva da Smel, Sandra Schossler, e contou com o apoio de diversos professores da pasta. O evento teve o patrocínio da Itaipu e do Centro Integrado de Medicina Avançada do Oeste do Paraná (Cima). A Associação Correr Toledo e a Unipar foram apoiadores.
Abertura – Durante a abertura, os competidores tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra, tendo como referência o livro “Esporte Adaptado e Ergonomia – Recomendações para o desenvolvimento de bancos de arremesso a partir de uma análise ergonômica”. O tema foi trabalhado pelo professor e coordenador do projeto de extensão “Práticas Esportivas e Treinamento para Pessoas com Deficiência”, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Ponta Grossa, Gilberto Martins Freire.
Além disso, a cerimônia contou com a participação da secretária de Educação de Toledo, Marli Gonçalves Costa, que no ato representou o prefeito Beto Lunitti, do secretário municipal de Esportes e Lazer, Eudes Dallanoll, do professor e coordenador do Curso de Educação Física da Unipar, Robson Recalcatti, e demais autoridades e representantes de entidades parceiras.
Fotos bocha e paraciclismo: Mauro Bianchi/Lance a Lance