A competição reuniu 1.500 atletas de 45 municípios do estado.
A delegação de atletas toledanos que participou da 10ª edição dos Jogos Paradesportivos Paranaense- PARAJAPS que aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro conquistou bons resultados para o município. Toledo competiu nas modalidades de bocha paralímpica, tênis de mesa, handebol HCR, Parabadminton, e atletismo. A competição reuniu 1.500 atletas de 45 municípios do estado.
Na bocha paralímpica classe BC4 Toledo conquistou a medalha de ouro com o atleta Renan Jesus e a prata com Ronaldo Scariot na categoria BC. A atleta Mylena Quadros classe BC2 terminou na quarta colocação e Mauricio Rangel classe BC2 terminou na oitava colocação. A equipe técnica da bocha paralímpica foi comandada pelas professoras Fábia Freire da Silva e Gracielle Pereira.
No atletismo acompanhado pela professora Sandra Sclosser, a atleta A Raquel Cerutti conquistou ouro no arremesso de dardo e de peso na categoria F64, Mariane Camargo ouro no arremesso de peso e dardo na sua categoria nas suas categorias, e o atleta Eliezer Lima ficou com a prata no lançamento de peso e disco na categoria F 66. As categorias são definidas de acordo com a avaliação funcional do atleta, e, é realizada por uma equipe especializada.
No parabadminton o destaque ficou por conta da dupla toledana Breno Johann e Leonardo Zuffo, ouro e prata respectivamente. O tênis de mesa ficou com a medalha de prata na categoria deficiência física andante com a atleta Elaine Lima, sob responsabilidade da técnica esportiva Márcia Franciele Spies. Já o handebol HCR comandado pelo técnico Mauro Ansolin (Pato) masculino conquistou o bi campeonato ao terminar a competição invicto. A equipe foi formada pelos atletas Eliezer Lima, Luiz Felipe de Oliveira, Jean Lopes, Luiz Shumann, Rafael Reis e Everton Pires.
O secretário de esportes e lazer Eudes Dallanhol destaca que a prática esportiva é um direito assegurado a todas as pessoas, com ou sem deficiência. “Na secretaria de esportes nosso objetivo é garantir que todas as pessoas interessadas tenham acesso a alguma prática esportiva ou de lazer, e com a pessoa com deficiência não é diferente. Nós temos um departamento de paradesporto na SMEL, e vamos procurar garantir esse direito, conforme preconiza a constituição e o estatuto da pessoa com deficiência. Os atletas que representaram Toledo no PARAJPAS nos encheram de orgulho”, finaliza o secretário.