E.C. Toledo projeta participação em suas primeiras competições oficiais

Equipe de base realizou alguns amistosos no último ano

O ano de 2024 marcará etapas importantes desde que foi dado o pontapé inicial de um projeto esportivo que tem o foco no futuro com a formação de atletas e a disputa de competições profissionais, sem esquecer as raízes gloriosas do futebol de Toledo e região Oeste do Paraná. O Esporte Clube Toledo tem encaminhada a participação em sua primeira competição oficial da Federação Paranaense de Futebol: o Campeonato Paranaense Sub-17 masculino, previsto para iniciar em março.

“Seguimos um planejamento muito bem pensado, que não ultrapassa os limites da seriedade”, diz o coordenador Técnico, Agenor Piccinin, apontando para uma estruturação que tem o foco na base com as equipes de rendimento, assim como no projeto social das escolinhas. E o futebol profissional? – é o questionamento de muitos. “Essa etapa virá naturalmente e no tempo certo. É como na construção de um prédio: a fundação que sustenta os pilares precisa ser muito bem cimentada”, esclarece Agenor.

Categorias de base formam os pilares da estruturação do clube

Sócios dão sustentação

Mantido graças à colaboração de empresários e lideranças o projeto social abrange um número crescente – hoje cerca de 200 crianças e adolescentes que participam dos treinamentos em três campos da cidade, abrangendo as várias categorias do sub-9 ao sub-17. “Somos muito gratos às pessoas que compreendem a grandeza dos propósitos do EC Toledo e formam o grupo inicial de sócios. É graças a eles que chegamos até aqui”, afirma o tesoureiro do clube, Tarcísio Coloda.

Proesporte

Ao mesmo tempo, o clube avança em sua estruturação, obtendo apoio do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte, com patrocínio da Copel. Os valores das contribuições mensais dos sócios e do Proesporte são investidos em material esportivo como uniformes, bolas, redes e equipamentos complementares para os treinos.

Sementes do amanhã

Através do Proesporte, o EC Toledo vai muito além da prática esportiva, abrangendo aspectos sociais e ambientais. O projeto que semeia e irriga a formação de atletas e cidadãos, contempla também o plantio de mil mudas de Ipê. Os próprios são protagonistas de momentos que ficarão para a história de cada um deles.

Clube firmou compromisso de plantio de mudas em seu projeto

As primeiras mudas, 50 de um total de 100, já foram plantadas no Seminário Maria Mãe da Igreja, parceiro do clube, onde está centrado um dos núcleos de rendimento, que tem no reitor, Pe. Juarez Pereira de Oliveira, um entusiasta do projeto de formação do EC Toledo. “Que seja algo grandioso para todos. O ser humano precisa ser valorizado, e é preciso investir nele. Por isso, assumimos com o Esporte Clube Toledo essa parceira, da qual esperamos bons resultados. Que daqui saiam, além de bons jogadores, bons homens para a sociedade”, disse o reitor, quando da formalização da parceria.

Rendimento

As atividades do clube serão retomadas a partir do dia 22 de janeiro, com as equipes de rendimento já elencando atletas com excelente potencial identificado pela coordenação técnica. São atletas das categorias sub-11 à sub-17 que participarão dos treinos de segunda a sexta-feira. Além disso, vários atletas com ótimos indicativos para o desenvolvimento se somarão aos elencos da base, oriundos de inúmeras localidades – Ouro Preto, Bom princípio, Novo Sarandi, Dez de Maio, Cerro da Lola, Novo Sobradinho, Linha São Paulo, Bragantina e Maripá.

Agenor Piccinin e Eduardo Dallagnol observam trabalho com a base

“Dar oportunidade a novos talentos é um dos objetivos do clube, numa região é um celeiro de talentos à espera de oportunidades. Estamos abertos a receber a molecada de toda a região”, afirma Agenor Piccinin.

O trabalho com do Toledo conta com a atuação diariamente do ex-jogador Eduardo Dallagnol e do professor Eduardo, dos quadros da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que tem dado significativo apoio ao clube.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.