Delegações de 10 municípios paranaenses participam da Copa Paraná de Futsal de Surdos 2024, promovida pela Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP). São mais de 180 atletas divididos em 10 equipes que disputam na categoria masculina e outras cinco equipes na categoria feminina. A solenidade de abertura dos jogos aconteceu na manhã de sábado, no Ginásio de Esportes Alcides Pan, e contou com a presença do prefeito de Toledo, do secretário de Esportes e Lazer e da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano, responsável em articular a vinda da competição para o município.
O coordenador de Eventos da FDSP, Rodrigo Nogueira, transmitiu a saudação do presidente da Federação, Anderson Santana, que de última hora contraiu Covid e não pôde estar presente na organização do evento. Ambos comemoraram o resultado da Copa, por ser a primeira vez que reuniu tantas equipes na mesma edição.
A Secretaria de Desenvolvimento Humano, aproveitou a ocasião para comemorar os mil atendimentos realizados pela Central de Libras, por meio da plataforma inédita no Estado, que além de disponibilizar intérpretes para intermediar a comunicação entre a população surda e os serviços públicos, também permite o acionamento dos serviços da Guarda Municipal e Ouvidoria Pública de forma direta e com a tradução dos intérpretes.
O prefeito Beto Lunitti saudou os surdoatletas, desejou uma excelente competição a todos e reforçou o compromisso de proporcionar a inclusão dentro do município por meio dos avanços da Central de Libras.
O coordenador de eventos da FDSP elogiou a estrutura disponibilizada por Toledo. “Vi a acessibilidade da cidade e fiquei muito feliz. É difícil ter intérpretes e tem pessoas [surdas] que têm dificuldade em se comunicar. Nós estamos nos sentindo bem estruturados, pois fomos recepcionados com vários intérpretes. Parabéns ao prefeito e toda a equipe por encarar esse desafio de atender a comunidade surda. Estou muito curioso e quero fazer uso da plataforma para conhecer melhor esse trabalho”, pontuou Nogueira.
Toledo não tem equipe disputando a Copa Paraná, mas dois surdoatletas toledanos compõem a equipe da Associação Regional Oeste de Surdos (ASSROS) sediada em Marechal Cândido Rondon. Inclusive, é presidida pelo toledano Jean Lira Michael. Jean já conhece a plataforma da Central de Libras. “Gosto muito do Icom (aplicativo usado para mediar a comunicação dos surdos), melhorou muito para os surdos, é excelente ter esse atendimento no município”, frisou Jean. Além de já ter feito uso da plataforma, Jean já sugeriu melhorias para que o poder público possa ter um feedback dos usuários nas diversas situações que envolvem a comunicação com a comunidade surda.
Jogos – Os jogos do masculino serão disputados no Ginásio de Esportes Euzébio Garcia e no CCR. Já os times femininos jogam no Ginásio de Esportes Alcides Pan. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos no domingo (10), após a realização das partidas finais. A Federação disponibiliza um aplicativo para que as equipes e outros interessados possam acompanhar o resultado de cada jogo. A programação e o andamento dos jogos pode ser acompanhado clicando aqui.