O Grêmio já sabe os três adversários que vai enfrentar no grupo C da Libertadores em 2024: Estudiantes (Argentina), The Strongest (Bolívia) e Huachipato (Chile).
Os companheiros de grupo foram conhecidos em sorteio realizado na última segunda (18) em Luque, no Paraguai. Veja as principais coisas que o torcedor gremista pode esperar de cada equipe.
Estudiantes
É um dos argentinos mais tradicionais da competição, com quatro títulos, mas que não chega à final desde 2009, quando venceu o Cruzeiro em pleno Mineirão.
O Estudiantes entrou na Libertadores como o campeão da Copa da Argentina de 2023 e tem o veterano meio-campista Enzo Pérez, de 38 anos, como o principal jogador do elenco.
Faz boa campanha na Copa da Liga Argentina, o que aumenta a confiança às vésperas da fase de grupos. É o atual terceiro colocado de seu grupo, dentro da zona de classificação à próxima fase.
The Strongest
O The Strongest é o atual campeão do Campeonato Boliviano e também o segundo colocado do Apertura da atual temporada.
Mas o principal problema á outro: a temida altitude de mais de 3.000 metros de La Paz.
O time costuma complicar bastante em seus jogos na Bolívia, mas não consegue passar de fase desde 2017. E o principal motivo é que costuma ser presa inofensiva longe de seus domínios.
Huachipato
Não é muito conhecido por aqui, mas é o atual campeão do Campeonato Chileno e vai disputar pela terceira vez a fase de grupos da Copa Libertadores.
A última foi em 2013, quando ganhou do Grêmio em plena Arena do Grêmio, mas não avançou às oitavas de final.
Algumas mudanças aconteceram no grupo vitorioso do ano passado. A começar pela comissão técnica. Javier Sanguinetti foi o escolhido para substituir Jorge Pellicer. A principal contratação do Huachipato para a atual temporada foi o experiente Sebastián Sáez, que vem se destacando no futebol chileno nas últimas temporadas.
Mas o começo de ano não tem sido tão bom: são duas vitórias, um empate e duas derrotas, com a atual 10ª colocação nacional.