Foi reforçada a importância da prática
que é essencial no controle de infecção hospitalar
A equipe de profissionais de saúde do Mini Hospital Dr
Jorge Milton Nunes, participou de um treinamento de 12 à 14 de fevereiro, com o tema “Higienização das mãos”. Ao todo 62 funcionários participaram do curso, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, equipe de limpeza e assistentes administrativos.
A iniciativa foi promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde do Mini Hospital, e faz parte do conjunto de ações que integram a Educação Continuada dos profissionais.
As enfermeiras responsáveis pelo serviço, Andréia Vidal e Edina de Almeida, explicam que a higienização das mãos é considerada um dos pilares no controle de infecção relacionado à assistência à saúde. Elas complementam que a prática é a medida mais efetiva, simples, segura e de baixo custo na prevenção de qualquer infecção hospitalar. “Negligenciar a higienização das mãos oferece risco ao atendimento ao paciente. O contato direto ou indireto das mãos dos profissionais é uma ação responsável por alto índice de infecção em estabelecimentos assistenciais à saúde”, declaram Andréia e Edina.
Andréia comenta que a divulgação do treinamento para a equipe foi feita de forma lúdica, em que as organizadoras espalharam glitter colorido nas mãos e saíram cumprimentando os colegas de trabalho com um aperto de mão. Dessa forma o glitter era transmitido de mão para mão, semelhante à infecção hospitalar. “Os profissionais participaram bastante, e relembraram a importância dessa medida simples que às vezes acaba passando batida”, finaliza a enfermeira.