Comissão Intersetorial discute Educação Ambiental

Esta formação vai subsidiar implantação e desenvolvimento de um programa de Educação Ambiental Integrado em todos os setores da Prefeitura

Foi realizado na quarta-feira (20) na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo, a 3º Reunião da Comissão Intersetorial de Educação Ambiental (CISEA). O grupo que conta com a participação de servidores públicos de diversos setores tem como objetivo realizar um trabalho interno para melhorias no passivo ambiental no município.

A comissão é formada por servidores das Secretarias de Agricultura, Guarda Municipal, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, entre outras. Essa ação proporciona formação continuada para os servidores. Esta formação vai subsidiar implantação e desenvolvimento de um programa de Educação Ambiental Integrado em todos os setores da Prefeitura.

Até o momento foram realizadas três reuniões, sendo que a primeira reunião discutiu sobre a compreensão dos conceitos de educação ambiental, a segunda abordou o estudo das leis e alguns acordos de funcionamento da comissão no qual foi decidido que o trabalho do grupo iniciava pelo construção do regimento.

Nesta terceira reunião foi aprovado o cronograma anual de reuniões. A participação do grupo em projetos socioambientais, o início da construção do regimento com metodologias de grupos que vai orientar como será desempenhado os trabalhos, função dos mentores e destinação dos recursos financeiros a conquistar, questões de economicidade, uso racional dos materiais, bom uso de descartáveis, energia, visando sempre a sustentabilidade.

A Vice Coordenadora da comissão e Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Lilian Queli F. Cardoso Borges, explica que essa iniciativa tem como intuito melhorar a vida do cidadão de Toledo. “Essa é uma ação que vai refletir no relacionamento interpessoal e saúde das pessoas, mais eficiência na coleta seletiva. Melhorando a qualidade de vida, além dos benefícios para o meio ambiente”, salienta.  
Participante e Coordenador de EducaTrânsito, Rafael Fonseca, reforça que a participação da Secretaria de Segurança e Trânsito com a Comissão Intersetorial de Educação Ambiental é algo que agregará bastante para a população de Toledo, pois quando falamos sobre meio ambiente, logo lembramos sobre a questão da poluição proveniente do trânsito dos veículos automotores.

“Todos sabemos que o veículo automotor é um grande agente poluente do nosso meio ambiente, sendo necessária a conscientização de crianças e adultos para um uso mais equilibrado deste meio de locomoção ou de forma menos impactante, neste caso, com caronas ou por uso de transporte público”, frisa.

Rafael completa que uma alternativa a ser considerada é a bicicleta, pois possui um baixo custo de manutenção e o impacto poluente é baixíssimo. “Neste quesito, o CISEA possa vir a contribuir com meios e/ou políticas para o incentivo ao uso deste veículo, tais como: ciclovias que se interligam,espaço para o estacionamento das mesmas, banheiros adaptados para que os usuários troquem de roupa ou até mesmo tomem banho”.  

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.