Prefeitura e UTFPR assinam Acordo de Cooperação para restauração de um imóvel histórico

Será realizado um estudo para restauração de um imóvel construído no ano de 1952 em Toledo

Na terça-feira (26), foi realizada assinatura do Plano de Trabalho e Acordo de Cooperação Técnica Nº 001/2019, entre a Prefeitura de Toledo e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A instituição de ensino se dispôs a desenvolver um estudo técnico para restauração de um imóvel histórico pertencente à família Ceolato. A casa foi construída em 1952, ano da posse de Ernesto Dall’Oglio, primeiro prefeito de Toledo.

O ato foi concretizado no Auditório da prefeitura e contou com a presença de Rodolfo Eduardo Vertuan, Diretor da UTFPR Campus Toledo; Fúlvio Natércio Feiber, Coordenador do Curso de Engenharia Civil da UTFPR; Agostinho Ceolato, representante da família Ceolato; Lairton Utzig, Diretor do departamento de Planejamento Urbano, bem como com a presença do prefeito Lucio de Marchi.

Posteriormente, será analisada a possibilidade de o imóvel ser doado pela família Ceolato para a Prefeitura, com o intuito de dar continuidade ao projeto de restauração da edificação em madeira e, em paralelo a essa intervenção, pretende-se revitalizar todo e espaço, presente no entorno do imóvel, o qual será delimitado como área de preservação. A casa fica localizada em Lajeado Grande no Distrito de São Miguel, e foi totalmente construída com madeira de árvores nativas.

Para Fúlvio Feiber, o objetivo é valorizar o patrimônio histórico arquitetônico, com vista a resgatar aquilo que faz parte das raízes de Toledo. “Inicialmente vamos fazer um mapa de danos, ou seja, averiguar quais são os problemas existentes no imóvel para que possamos fazer o projeto de restauro. Também vamos analisar a viabilidade de dar uma utilidade para o local, pois de nada adianta restaurar e deixar abandonado”, relata o coordenador de Eng. Civil da UTFPR.

A previsão é que seja iniciada a primeira fase do projeto em abril de 2019, e concluída em abril de 2020. Todo o trabalho técnico vai ser realizado por uma equipe, composta, entre seus integrantes, pelos coordenadores do projeto de restauração – professores Fúlvio Natércio Feiber e Silmara Dias Feiber da UTFPR – com acompanhamento e supervisão da arquiteta Gisely Vaz Giuliani Schelle do departamento de planejamento urbano da Prefeitura de Toledo.

O Diretor da UTFPR, Rodolfo Vertuan, ressalta que o papel de extrema importância da universidade é a relação com a comunidade, incluindo as empresas da região e a prefeitura. “Esse é mais um acordo de cooperação que se fecha com a prefeitura, que tem a contribuir com os dois lados. Estamos aqui para atender as demandas da sociedade, por isso quando a prefeitura precisa atendemos, e quando nós precisamos ela também nos atende. Esse trabalho só fortalece a parceria”, conclui.

A prefeitura e a comunidade ganha com essa parceria, pois não vai precisar deslocar uma equipe própria para realizar todo o estudo e planejamento inicial, explica o Secretário da Cultura, Odemilson dos Santos. “A UTFPR está nos presenteando com essa parte, posteriormente a prefeitura vai buscar mais parcerias para viabilizar financeiramente a execução total do projeto”, pontua o secretário.

Parceria de longa data

A parceria entre a Prefeitura de Toledo e a UTFPR não é de agora, e já rendeu outros bons frutos para a comunidade. Em 2018, as bibliotecas públicas e das escolas municipais da Secretaria da Educação receberam o software “OneBib” para gerenciamento de bibliotecas. O programa de computador foi desenvolvido pelo aluno de Engenharia da Computação da UTFPR, Rafael Hickmann, e foi projetado para facilitar os empréstimos de livros, e ter mais controle sobre o acervo.

Outro trabalho realizado junto à UTFPR no ano passado foi o “Conecta Jovem UTFPR”. Foram oferecidas 40 vagas para um curso de informática para jovens de 15 a 24 anos, cadastrados nos Centros da Juventude. O curso foi ministrado no laboratório de informática da própria universidade. A Prefeitura por meio da Secretaria da Juventude disponibilizou transporte e lanche para os jovens nos dias de curso.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.