De acordo com a Secretaria de Planejamento, atualmente a estrutura está com 46.69% das obras concluídas
Em Junho de 2014 iniciaram as obras do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e em 2016, as obras foram suspensas, devido aos atrasos, em relação ao planejamento inicial e ao não cumprimento de algumas, das cláusulas do contrato, por parte da empresa contratada, necessitando desta forma, rescindir com o contrato. Uma segunda empresa deu continuidade à construção, porém, após, verificar que não estava cumprindo com o que fora estabelecido, esta mesma empresa, fora notificada, dispensada e recebeu as sanções, previstas em Lei.
Uma nova licitação foi feita e atualmente a empresa, Plano Engenharia, do Município de Realeza/PR é a responsável pela execução das obras do CMEI. Os investimentos no local somam R$ 1.120.000,00 sendo recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Para a secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, a finalização das obras é uma necessidade. “Este CMEI suprirá uma demanda que atualmente existe no bairro e região. É um compromisso firmado com a população e estamos trabalhando para que seja cumprido o mais breve possível. De acordo com os dados que a SMED tem, é possível afirmar que, neste Polo, há uma grande demanda e a inauguração do CMEI, auxiliará as famílias que residem naquela região”, afirma a secretária de Educação.
O prefeito, Lúcio De Marchi esteve na última quinta-feira (13) no bairro Jardim Concórdia para acompanhar o andamento das obras. “Essa é uma construção que precisa ficar pronta, o quanto antes. Após a conclusão será necessária, a organização interna da instituição, com a compra e instalação dos mobiliários e a contratação de profissionais, para que possam atender de maneira eficaz, o público que será matriculado, no novo CMEI. Vale ressaltar que, houve um avanço significativo, no chamamento, dos alunos, que estavam na fila de espera, dos CMEIS. O atendimento em jornada parcial possibilitou o chamamento de mais crianças, algumas que talvez, não teriam oportunidade, de passar pelo CMEI, caso as formas de atendimento/chamamento, não tivessem sido organizada desta maneira. É um compromisso com a população que está sendo cumprido. Estamos fiscalizando de maneira, sistemática, todas as obras, que são responsabilidade do município, para que não haja mais interrupções nas mesmas e para que as empresas, contratadas, cumpram com os prazos, que foram estabelecidos”, conclui
Depois de pronto este CMEI será a segunda unidade entregue pela atual gestão. O CMEI Bertila Stoffel Giacomini, do distrito de Novo Sarandi.foi inaugurado em dezembro de 2017. Sua construção começou na gestão anterior, mas a atual administração acabou a obra, equipou e colocou em funcionamento.
Jardim Concórdia recebe pavimentação
Outra ação importante que está sendo realizada no Jardim Concórdia, refere-se às obras de melhorias em 15 ruas, quais sejam: Rua Avelino Dala Costa, Rua Guerino Maschio, Rua Vergilio Comerlato, Rua João Paulo I, Rua Pedro Rosseto, Rua Olivo Beal, Rua Nelson Beal, Rua Nelson Lorenz, Rua Vergílio Diel, Rua Dom Armando Cirio, Rua João XXiII, Rua Paulo VI, Rua Henrique Bombardelli, Rua Angelo Massola, Rua Antonio Heiss, Rua Leopoldo Schmit.
As intervenções que iniciaram na semana anterior contabilizam um investimento de R$ 2,3 milhões, para a realização de serviços de recapeamento asfáltico, sinalização e readequação de galerias de águas pluviais.