Prefeitura de Toledo anuncia a criação de 16 leitos de Terapia Intensiva em parceria com o HOESP

A Prefeitura do município de Toledo anunciou na manhã desta segunda-feira (23), por meio de uma entrevista coletiva online, a implantação de 16 leitos de Terapia Intensiva (UTI), em parceria com o Hospital Bom Jesus (HOESP).

A abertura dos novos leitos será possível graças ao adiamento de várias cirurgias eletivas neste momento de crise, por conta do novo Coronavírus (Covid-19), e também pela epidemia de dengue, enfrentada em Toledo. Os novos leitos serão equipados com respiradores e demais equipamentos necessários para atender os pacientes graves do Covid-19.Os 16 leitos serão montados na unidade de pediatria do Hospital Bom Jesus e contarão com apoio do município de Toledo e também da 20ª Regional de Saúde, visando aumentar o efetivo do hospital com equipes extras para atender nos novos leitos.

Os leitos servirão para atender os pacientes de Toledo e também dos outros 17 municípios, que compreendem a 20ª Regional de Saúde. A 20ª Regional de Saúde atende uma população de aproximadamente 400 mil habitantes.A secretária de Saúde, Denise Liel, aponta que a administração municipal está trabalhando para antecipar a contratação de novos profissionais. “Quanto ao pessoal, estamos trabalhando para antecipar a contratação dos profissionais aprovados no último concurso do Consamu.

Também temos em vista buscar parcerias com os outros municípios da 20ª Regional de Saúde e com a Associação Médica de Toledo. Isso para que os novos leitos sejam instalados com as devidas condições sanitárias e que tenham colaboradores suficientes para atender a população”, esclareceu.Os novos equipamentos vão se somar aos já existentes na cidade de Toledo.

A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou outros equipamentos respiradores e demais insumos, junto ao Governo do Estado e aguarda uma resposta sobre quando esses equipamentos serão distribuídos.“Nós solicitamos junto ao Governo do Estado mais equipamentos e insumos para a UPA, Mini-hospital e Bom Jesus.

Agora cabe ao Estado analisar esses pedidos e encaminhar aos grandes centros o que tem a disposição no momento. Mas de toda a forma já fizemos a solicitação e aguardamos uma resposta por parte do Governo”, informou, Denise Liel.Instituto João Paulo II é alternativaNeste domingo (22), o bispo da Diocese de Toledo, Dom João Carlos Seneme, colocou a disposição do município a estrutura do Instituto João Paulo II, localizado na Estrada da Usina, na Linha Caça e Pesca, como um possível Hospital de Campanha para atender pacientes com o Covid-19, em caso de emergência.

Com a utilização do espaço o município de Toledo poderia ter a seu dispor 100 novos leitos hospitalares. A princípio caso for necessário o local seria utilizado para acomodar pacientes infectados pelo novo Coronavírus e que necessitem de reidratação e demais cuidados.A informação é de que a Prefeitura do município já estuda uma forma de organizar o local para atender a população. Vale reiterar que o local só será utilizado caso a doença se alastre no município.

A secretária, Denise Liel, lembra que 80% dos infectados com o Covid-19 podem ser curados em sua residência e por isso pede para que os cidadãos só saiam de suas casas em caso de extrema necessidade. “As medidas estão sendo tomadas conforme o avanço dos casos suspeitos em nosso município. Estamos acelerando essas medidas para evitar uma crise e a superlotação de nossas unidades.

Por isso a gente lembra que 80% dos infectados com o novo Coronavírus podem ser curados em suas residências, então pedimos encarecidamente para que todos façam a sua parte e fiquem em casa, pois somente assim evitaremos uma situação mais complicada. Até porque sabemos que no caso de um pico muito elevado da doença, não conseguiremos atender a todos os doentes”, finalizou a secretária.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.