SESA REPASSA 640 TESTES RÁPIDOS DE COVID-19 PARA TOLEDO

A Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa) encaminhou 640 testes rápidos (32 caixas de 20 unidades) de Covid-19 para Toledo. Estes exames serão restritos a profissionais da saúde e segurança pública – e pessoas que residem com estes – e que apresentem: febre de início súbito acompanhada de tosse ou dor de garganta e pelo menos um dos sintomas: mialgia (dor muscular), cefaleia (dor de cabeça) ou artralgia (dor nas articulações).

Para o melhor aproveitamento destes insumos importados da China e constituídos basicamente de anticorpos de Sars-Cov-2 (novo coronavírus), protocolos estabelecem que só sejam usados após sete dias do aparecimento ou três dias depois do desaparecimento dos sintomas menos severos. Pacientes com sintomas mais graves estão sendo submetidos ao exame laboratorial (RT-PCR).

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Denise Liel, a chegada destes testes diminuirá o tempo de afastamento de áreas essenciais. “Entre nossos servidores há a orientação de que peçam afastamento e fiquem em isolamento assim que surgirem sintomas de síndrome gripal entre eles ou com seus familiares mais próximos. A partir de agora, identificados estes sinais, esperam-se os sete dias para fazer o teste e, caso dê negativo para a Covid-19, já voltam ao trabalho. É muito menos tempo que os 14 dias antes recomendados, quando o afastamento ocorria sem ter a certeza de contágio pelo novo coronavírus”, compara a secretária. “A triagem destes profissionais será realizada pela direção da repartição para a qual o servidor presta serviços em contato com a Vigilância Epidemiológica de Toledo”, complementa a enfermeira deste setor, Cleunisse Sarturi.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.