Para somar às ações de combate e controle ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão do vírus da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, fará uso da pulverização de inseticida, conhecida como “fumacê”. A aplicação acontecerá nos próximos dias, assim que a equipe da Secretaria de Estado da Saúde concluir a pulverização em um município vizinho.
Segundo a direção do Departamento de Vigilância em Saúde, a aplicação do produto não foi iniciada antes porque era preciso esperar a chegada de um novo inseticida. O inseticida que vinha sendo utilizado era o Malathion, mas o Ministério da Saúde decidiu suspender a utilização em 2019, pois constatou que o produto não estava mais sendo eficaz contra o Aedes aegypti.
Como a aplicação depende de vários fatores, como a direção ou intensidade do vento, ainda não é possível precisar qual dia as três equipes de aplicação iniciarão os trabalhos em Toledo. Ainda nesta terça-feira (28) eles estiveram em Toledo para definir onde ficarão alojados e iniciar as tratativas para traçar o roteiro de trabalho.
A equipe do fumace ficará em Toledo de 30 a 45 dias. Tudo vai depender dos fatores climáticos. A programação e o roteiro, bem como as informações e cuidados a serem seguidos pela população serão divulgados quando do início oficial dos trabalhos no município.
“Justamente por depender de vários fatores é que não podemos divulgar uma data exata que as equipes iniciarão os trabalhos em Toledo. Sabemos que somos o próximo município a ser contemplado pelo fumacê. Isso faz parte do cronograma da Secretaria de Estado da Saúde, com base nos pedidos realizados tão logo fomos enquadrados nos critérios técnicos que justificam o fumacê. É um ganho para toda a população. Estamos com um quadro de epidemia em todo o Paraná, com um tipo de mosquito diferente circulando e é importante que todos limpem seus quintais para somar às ações do fumacê”, salientou a Diretora da Vigilância em Saúde, Edilza Coutinho.