Pronto Atendimento Municipal será exclusivo para pacientes com Covid-19

A partir desta quinta-feira (11), o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Milton Nunes, o Mini Hospital da Vila Pioneiro, atenderá exclusivamente pacientes com suspeita ou diagnóstico positivo para o Sars-Cov2 (novo coronavírus) que necessitem de internação. Esta é uma medida provisória que foi tomada em razão do crescimento de casos de Covid-19 em Toledo.

Neste cenário, o Pronto Atendimento Municipal atenderá somente casos de urgência e emergência, e pacientes regulados de Covid-19. A população que necessite de outro tipo de atendimento de urgência deve se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Vila Becker.

O Pronto Atendimento Municipal destinará todos os leitos de enfermaria para a assistência aos casos confirmados ou suspeitos de infecção pelo novo coronavírus. “É uma medida que reforça a preocupação do governo municipal em atender este tipo de paciente. A exclusividade nos permite concentrar esforços e dedicação integral no enfrentamento à Covid-19”, afirma a secretária de Saúde, Denise Liell.

Ajustes

A medida de concentrar os atendimentos de pacientes com Covid-19 no Mini Hospital não foi a única adequação que as autoridades sanitárias municipais realizaram em virtude do novo coronavírus. Desde a segunda quinzena de março, a Prefeitura de Toledo promoveu ações para otimizar o atendimento e proteger à população desta ameaça invisível. 

A fim de colocar as equipes em outras frentes de trabalho, foram fechadas as unidades básicas de saúde (UBS) do Alto Panorama, Pancera, Industrial, Concórdia, Bressan, Boa Vista, Novo Sobradinho e Dois Irmãos. Pacientes com síndromes gripais (tosse, febre, dor de garganta, falta de ar, entre outros sintomas) estão sendo orientados a procurar as UBS Panorama, Santa Clara, Porto Alegre e Cosmos. 

Estas unidades atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Nos fins de semana ficam abertas as unidades do Panorama e Porto Alegre. A partir do próximo dia 20 vão funcionar as UBS do Panorama e Cosmos.

Demais procedimentos (vacinas, curativas, consultas e dispensa de medicamentos) que não envolvam síndrome gripal estão sendo realizados nas UBS Coopagro (incluem as áreas de abrangência das unidades do Industrial, Pancera e Cosmos), São Francisco (Alto Panorama e Panorama), Europa (Concórdia, Santa Clara e Europa), Centro (Paulista, Bressan e Porto Alegre), Maracanã, São Luiz (Boa Vista), Vila Nova (Novo Sobradinho) e Vila Ipiranga (Dois Irmãos). As UBS Coopagro e Europa também foram destinadas como referência para atendimentos odontológicos.

Estruturação
Para pacientes que apresentem sintomas de síndrome gripal, a prefeitura disponibilizou um call center – (45) 3055-8872 – para que estes avaliem se é necessário buscar atendimento médico – e, caso precisem, onde fazê-lo. 

Para operacionalizar esta estrutura, a Secretaria Municipal de Saúde contratou, entre março e maio, 51 novos profissionais. Para que todo este quadro não fique sobrecarregado e exposto ao novo coronavírus, Denise pede que a população redobre os cuidados, lavando as mãos (incluindo os pulsos, as unhas e os espaço entre os dedos) com água e sabão ou utilizar álcool gel várias vezes ao dia; higienizando os objetos mais manuseados com álcool; mantendo os ambientes sempre ventilados e arejados; e cobrindo o rosto com o braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. 

Além disso, o isolamento social é essencial para evitar a disseminação do vírus. “A Secretaria da Saúde, alinhada com os órgãos de saúde, reforça que ficar em casa e só sair quando preciso e usando máscara é fundamental para evitarmos a contaminação de mais pessoas”, salienta a secretária.

PUBLICIDADE

COMENTE

Digite seu comentário.
Por favor digite seu nome.